$100K Dia 26
quinta-feira, fevereiro 21, 2013Ontem tinha algum material para estudar que o Andrew Brokos me deu para preparar a próxima sessão de coaching.
- Profitable Situations
- Your Opponent's Arsenal Part 1
- Float On
- Calling For Information
- HUD Video, Part 1
Para ver o vídeo é possível que tenham que criar conta no site, mas o resto do material é gratuito e de livre acesso.
Depois de ler este conteúdo, percebi que tinha que acrescentar algumas estatísticas ao meu HUD e mudar algumas de sítio. Fiquei muito fã de ter o "%Steal" logo a seguir ao "PFR"!
Nos próximos dias vou mudar o meu HUD e quando eu tiver algo mais definitivo, eu digo-vos como ficou.
Também queria começar a estudar um pouco mais a fundo o jogo das 20 Big Blinds ou menos.
É algo que eu ainda não tinha pegado muito desde o inicio do desafio e que com o que me lembrava do push/fold dos hyper-turbos mais um pouco de soluções de equilibrium fui desenrascando, mas já estava na altura de começar a estudar isto mais a fundo!
Como queria modelar várias situações diferentes, precisava de encontrar uma forma de as indexar para facilitar o estudo.
Comecei por comparar situações com o mesmo M, mas com antes e sem antes.
Efectivamente se o outro jogador for all-in os ranges de call em função do M são muito semelhantes com antes ou sem antes. Isto acontece porque a percentagem da stack que está no meio como "dead money" é igual em ambos os casos.
Onde o M se torna menos útil, é em situações de 3-bets, porque a % da stack que o raise representa pode ser bastante diferente mesmo com Ms iguais. Basta pensarmos que numa situação sem antes e com o mesmo M vamos estar com mais Big Blinds do que a mesma situação com o mesmo M com antes, mas o valor dos raises vai ser semelhante.
Depois de pensar um pouco no problema, cheguei à conclusão que a melhor forma de estudar isto, será em função das odds.
Vou começar pelas situações onde o outro jogador vai all-in. Aí se por exemplo houver 20% da stack efectiva já no pot, as odds que vamos ter vão ser algo do género 1.2-1. Se houver 30% vão ser 1.3-1, etc.
Aí para saber quando dar call ao all-in é uma questão de calcular uma função das odds com o range com que estimo o outro jogador ir all-in.
Depois é uma questão de reduzirmos o nosso range de call em função da exposição a calls dos jogadores que faltam falar. Já que cada um desses jogador representa a possibilidade de um call/all-in depois de nós com uma mão mais forte.
Acho que isto com algum tempo de estudo e memorização dá para ficar sólido.
Depois começa a parte mais interessante!
Eu acho que dos calls a all-ins dá para passar ao estudo dos 3-bet all-ins vs raise. Eu ontem estive só a ver por alto, mas o que se verifica é que com stacks pequenas o range com que podemos fazer 3-bet all-in contra um jogador que fez raise só aumenta à medida que temos mais fold equity, isto é, quanto mais ele faz fold contra o nosso all-in, mais mãos podemos ir all-in.
O contrário passa-se com stacks grandes e é fácil pensarmos que com 100 Big Blinds, se um jogador faz mini-raise com qualquer mão, não podemos ir all-in para cima dele com o range que seria rentável ali pagar um all-in contra qualquer mão. Seria suicida!!!
Há portanto ali um ponto em que menos deep o aumentar da fold equity comparativamente ao call a all-in directo permite-nos ir all-ins com mais mãos e mais deep com menos.
Isto é uma das coisas que quero estudar a seguir...
Nestas primeiras semanas consegui encontrar os cantos do puzzle e juntar a parte de fora, mas agora é que vou começar a preencher o puzzle por dentro!
24 comments
Hey acoimbra! I do not understand everything but I like your blog. I like how you try to solve the game completely. Very adorable challenge! Did you do any prob bets? Good luck! Kind regards, lFreezer
ResponderEliminarexcelente post André! Força aí!
ResponderEliminarFoi o teu primeiro post em que fiquei apanhar papeis; a partir da agora é que vou começar a notar a ausência de conhecimentos mais profundos do jogo, pois falta-me tempo para o estudo... :(
ResponderEliminarSe me disseres o que não entendeste, talvez te possa explicar e ser mais explicito em posts futuros! Para além disso, pode haver mais pessoas com as mesmas questões que vão ver a minha reposta e podem ficar esclarecidos também :)
ResponderEliminarThanks!
ResponderEliminarSomething tells me that u have a somewhat similar aproach though... :P
I also blog in english at acoimbra.com! Sometimes I'm a post behind there, but most of the times you get the same content.
Whenever you have some free time PM on msn so that we go for a coffee!
Por onde começar?...
ResponderEliminarPara já, tenho uma licença do HM2 que já instalei mas não consigo configurar devidamente, pois custa-me a entrar naquela linguagem específica - por isso e como não uso nenhum HUD de apoio, quando falas sobre estatísticas, para mim é quase chinês. Algum material que me possas recomendar sobre como perceber o HM?
Depois, o que é o "M" que referes no teu post?
Claro que a "culpa" não é tua, como dizes agora vais começar a preencher o puzzle por dentro e é natural que seja mais dificil que quem te segue e não esteja no mesmo patamar de estudo, te consiga perceber claramente.
Boa sorte rumo aos 100K, mesmo que não vá percebendo tudo que colocas aqui e no facebook, o que já fui aprendendo vale por muito! Obrigado!
Olá José,
ResponderEliminarRelativamente ao M, podes ler a minha explicação neste post: http://acoimbra.pt/2013/02/100k-dia-21/
Em relação ao HM, sugiro que vás ao youtube ver tutoriais! Há imenso material :)
André li num post teu sobre satélites que falas-te em fazer unregisted (salvo erro) podes explicar o que isso é ?
ResponderEliminarÉ que já ganhei uma vez uma satélite e depois pensava que era so o bilhete mas tinha de pagar buy in , como se faz isso do unregisted ?
cumprimentos .
andre. sou brasileiro e tenho te acompanhado nesse desafio. o que achas da mudança do pokerstars no numeros de jogadores premiados nos sit e go de 180 players? abraço
ResponderEliminarObrigado André, abraço!
ResponderEliminarPenso que por um lado vai diminuir o ROI dos regulares, mas por outro vai permitir haver mais jogos, já que os jogadores recreativos vão ter o buy-in de volta mais vezes.
ResponderEliminarEm alguns satélites ganhas a entrada e é possível desregistar do torneio. Nesses é uma questão de abrires o torneio para o qual ganhaste entrada e fazeres unregister, ficando com o valor do buy-in em t$.
ResponderEliminarNoutros ganhas bilhete e podes fazer unregister, mas ficas com o bilhete e não com o dinheiro. E ainda há os que não é possível fazer unrgegister.
considera isso então ruim para o teu desafio? pode se considerar -EV?
ResponderEliminarMan que odds são aquelas que estão abaixo do options, e qual programa vc usa pra colocar ela?
ResponderEliminarLembraste da tabela que continha o M,posições e %, essa tabela é
ResponderEliminarmuito interessante mas tenho uma duvida, utilizamos essa tabela para dar call a um all in? ou apenas utilizamos quando ainda ninguém entrou em jogo?faço está pergunta porque muitas vezes estou na big blind e a SB/CO vão all in uma grande parte das vezes e gostaria de saber se existe uma tabela.agradeço resposta.
boa sorte para o resto do objectivo!
cumprimentos.
andré estarias disposto a postar aqui o teu ficheiro xml das configs do hud no hm?
ResponderEliminarandré estarias disposto a postar aqui o teu ficheiro xml das configs do hud no hm?
ResponderEliminarO que muda no teu jogo depois do ITM em relação a tabela nash?
ResponderEliminarBoas . Será que alguém me poderia emprestar 0.10 ou 0.50$ para jogar agora . Amanhã já pago .
ResponderEliminarObrigado desde já .
Acho que não estão muito diferentes do default
ResponderEliminarDepois é preciso ajustar em função da situação.
ResponderEliminarEu uso Holdemmanager 2, mas nunca olho para essas odds.
ResponderEliminarAcho que se equilibra.
ResponderEliminarA tabela que eu meti é só para irmos all-in quando todos fizeram fold até à nossa vez de falar.
ResponderEliminarSim, existem tabelas para calls no kill everyone!