Recordes, poupanças e desabafos

sábado, abril 07, 2012

Quando penso no meu último Maio, lembro-me do quão bem correram os satélites que decorreram durante o SCOOP. Mas, parece que já foi há uma eternidade que bati pela última vez o meu recorde de "melhor mês de sempre".

Hoje venho falar de 2 recordes, mas infelizmente não são algo que me traga alegria...

Este Março que acabou a semana passada, foi o meu pior mês de sempre no Poker e Abril não começou melhor...

Dia 2 de Abril foi o meu pior dia de sempre no Poker!

Vou referir um pequeno excerto do livro que ando a ler agora:

"If you work in a randomness-laden profession, as we see, you are likely to suffer burnout effects from constant second-guessing of your past actions in terms of what played out subsequently." 

- Nassim Nicholas Taleb  ("The Black Swan")

Tenho sentido na pele o que o autor do livro se refere e acho que o pior nem é isso, mas as consequências...

Como acabo por dormir pouco/pior durante a noite..., depois ando mais cansado durante o dia e torna-se mais difícil atingir um nível de concentração aceitável. Isto por sua vez prejudica os resultados e como podem imaginar, o sono durante a noite não melhora à medida que as coisas pioram, criando assim um ciclo perigoso...

Quando durmo mal, acabo por: jogar mal, conduzir mal, não conseguir treinar em condições no ginásio e por vezes, acabo por até ser desagradável para quem está à minha volta.



Podia ter começado a tomar qualquer coisa para dormir, mas do que li sobre o assunto não me parece ser grande solução. Também podia ter tirado uns dias de férias, mas se quero fazer 2 milhões de VPPs este ano, não posso dar-me a esse luxo agora. Então, comecei a organizar o meu horário de forma diferente. Nada de ginásio nos dias em que é para trabalhar, ou logo antes das aulas de condução e tenho jogado 3 dias por semana.



Sou por natureza optimista e ao inicio do dia há sempre a esperança que com o novo dia, as coisas mudem e comecem a correr melhor. E que palavra tão portuguesa, ESPERANÇA! No entanto, as coisas às vezes continuam a correr tão mal como dantes, ou ainda pior e é preciso aceitar que as coisas podem não melhorar antes de piorarem.



Se olharem para o gráfico de cima, vão ver que até ao dia de hoje, estou a perder este ano cerca de $70k pré-rakeback e cerca de $3.7k pós-rakeback. Sendo que estou a assumir 68% de rakeback, que vem da equivalência às milestones, cash-bonus e stellar rewards atribuídas aos jogadores de estatuto Supernova Elite. Eu sei que $3.7k é muito dinheiro para a maioria dos leitores, mas face aos níveis em que eu jogo, vamos dizer que é "break-even" no meu caso para simplificar um pouco a questão.



Basicamente são 3 meses sem ganhar dinheiro. Não é que eu passe fome, nem nada do género, porque eu tento ter sempre alguns meses de despesas de parte para o caso de algo do género acontecer. É fundamental prepararmo-nos nas fases boas para as fases más (história da formiga e da cigarra). Isso permite-me aguentar tempos mais inóspitos e não forçar a minha banca do Poker durante os downswings mais violentos.



No entanto, as minhas poupanças infelizmente também não duram para sempre e tenho estado a considerar qual é o ponto em que vou descer de limites. Neste momento, o meu plano é descer se estiver a perder pré-rakeback 300 buy-ins do meu stake mais alto, ou seja $107K. É uma decisão difícil para qualquer um dos lados, porque por um lado, se descer, arrisco-me a diminuir substancialmente o meu potencial de ganhos, mas por outro lado, se não descer, arrisco-me a danificar a minha banca.

Se tiver que descer, vou ter que alterar radicalmente o meu horário e jogar o dobro ou o triplo das horas que tenho estado a jogar para conseguir obter o objectivo dos 2 milhões de VPPs. Descer e trabalhar mais não me assusta, o que me assusta é a possibilidade de estar a descer se ainda for vencedor nos stakes mais altos. Mas, a minha percepção daquilo que se está a passar é limitada e tenho que tomar decisões com ela.

É nisto que tenho estado a pensar nas últimas duas semanas e não tenho tido grande vontade de escrever sobre o assunto, daí não ter escrito nada e peço desculpa aos meus leitores por isso.

Uma Santa Páscoa para todos os leitores!

Também pode gostar de

39 comments

  1. António ( bettinglife )7 de abril de 2012 às 20:08

    Vamos, pain = sucess

    ResponderEliminar
  2. A stars anda a fazer o mesmo comigo... desde março que o que resultava deixou de resultar... a variancia e maior do que podemos sequer imaginar infelizmente.

    ResponderEliminar
  3. Ola , Parabens pelo Blog .
    Começo a ter a sensação que com tantas escolas , sites etc
    por um lado e a "crise" que afasta os jogadores recreacionais por outro o resultado sera inevitavel.
    Mas seguramente fazes uma analise jogo a jogo mao a mao certo
    entao ... ?? A que conclusao estas a chegar?

    ResponderEliminar
  4. Muita raça! Boa sorte!
    http://nunoleite3.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Vamos coimbra! Pensamento positivo! Abril dinheiros mil€€€€€ :D:DD

    ResponderEliminar
  6. ja te sigo ha bastante tempo,poker é mesmo assim e todas as pessoas têm os seus limites,eu acho que andas a ver a cena por uma perspectiva errada, tu este ano tas quase 80k down em sits, o rakeback de seres SNE etc deixa te even,mas sera que seria melhor psicologicamente estares mesmo 80k down e assim dexeres os limites e talvez tudo de outra maneira,eu lembrome que batias bem os 74$ ST , nao vale  a pena pôr objectivos irrealistas em que vais ficar todo queimado e leva a fazeres más decisoes atras de más decisoes, do poker e de tudo na vida, eu percebo perfeitamente  a tua frustracao , ja estive na mesma situacao  ,optei por parar de jogar e sei que foi a melhor decisao, um dia volto quando tiver a certeza que é isso que eu quero.
    Costumas pôr quotes deves saber a que o einstein dizia de continuares sempre a fazer o mesmo e esperares resultados diferentes.
    Porque e irrelevante ires ao ginasio de tarde de manha ou á noite, ou comeres filets ou bifes,isso esta tudo na tua cabeça

    ResponderEliminar
  7. Caramba não desanime, são apenas fases e quem faz volume sabe bem isso, quanto ao stop loss é o melhor, pelo que entendo não é só variância que está perturbando mas também cansaço.
    Tens potencial, já o provas-te, talvez uma paragem irá ajudar, para voltares com força. Boa sorte

    ResponderEliminar
  8. Não colocas a hipótese de reavaliar os teus objetivos, especialmente o dos 2kkkk vpp´s, que te devem estar a pressionar em termos de volume de jogo, limite de BI e falta de tempo ou oportunidade para descansar?

    Tal como os teus biceps ou abdominais o teu cerebro é um musculo e se puxares por ele em demasia podes contrair uma lesão por esforço ... valerá a pena arriscar para tentar cumprir um objetivo?

    Acredito que cada jogador tem um limite a partir do qual não consegue continuar a ser tão eficaz e podes perfeitamente ter atingido esse mesmo limite ...

    Grande abraço, PV

    ResponderEliminar
  9. é de facto admirável ler o que escreves.

    és uma pessoa super-sensata e honesta, gosto de pessoas assim.

    Em relaçao ao downswing tú melhor do que ninguém saberás dar a volta a isso :)

    Eu sou um mísero jogador de limites mt mt mt mt baixos pelo que nao te poderei dar concelhos.

    seja como for deixo aqui o meui blogue de SNG's e MTT's pode ser que tú me dês alguma ajuda para eu melhorar :)

    http://pt.pokerstrategy.com/forum/thread.php?threadid=64626

    ResponderEliminar
  10. É continuar e ir trabalhando no jogo que isso melhora de certeza :)

    ResponderEliminar
  11. Mão a mão não faço, filtro as que quero estudar no Holdem Manager.

    Os jogos estão mais difíceis, mas eu também fui melhorando ao longo dos anos. O importante é não ficar atrás da curva da aprendizagem.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado e ara ti também :)

    ResponderEliminar
  13. Eu não acho que esteja a arriscar muito, mas sim, ainda acho que vale a pena o esforço para cumprir o objectivo :)

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  14. Obrigado Francisco.
    Espero que consigas cumprir os teus objectivos!

    ResponderEliminar
  15. Se pensares que o jorj95

    ResponderEliminar
  16. Se pensares que o jorj95 esta a fazer uma terrivel performance sendo ele o suposto crake dos hyper, sendo que tu também não te estás a sair lá muito bem o que me leva a pensar que a técnica pouco vale nos hyper, o que foi sempre a minha opinião, acho um jogo bastante facil de jogar é apenas ficar dependente da Sorte a unica coisa que mudou foi que cada vez á menos Donks o que eleva o factor sorte.
    Aguentar estas swings é doentio pois não sabes aonde isso vai parar, mas continuo a trocer por ti força.

    ResponderEliminar
  17. Boa Tarde a todos..

    Antes de mais quero agradecer ao André por partilhar as suas vitórias mas também as suas derrotas, é desta forma que se fazem os campeões.
    Desde já desejo-te as rápidas melhoras nos resultados, pois não é só uma questão de sorte ou azar, mas sim consciência no que se está a fazer, aliás "online/virtualmente não existe sorte nem azar"

    nos hyper também existe técnica.... talvez diferente mas existe.... mas a técnica não esta só na mesa de poker mas sim fora dela, nunca se esquecam disso, e nisso o André parece que domina na perfeição.

    Procura a tua inspiração que os resultados aparecerão...

    Abraço e boa sorte

    ResponderEliminar
  18. Sou tem leitor desde sempre:) e tenho saudades do acoimbra dos Sit´s turbo, agora estes Hyper Turbo sinceramente nem acho que seja poker, fazem call's com tudo ou quase tudo, para mim isso é realmente depender da sorte, e cada vez mais,terás melhores jogadores a jogar esse tipo de jogo....mas realmente acho que os Hyper Turbos é tipo uma droga, quando os começas a jogar já não voltas para os Sit's normais, pois são mais rapidos, nos momentos bons terás um income optimo, mas nos maus é o que se vê :(
    Melhores dias virão André....pondera em baixar os niveis, jogar mais e com cabeça fria, e tudo voltará ao lugar.

    ResponderEliminar
  19. Boa sorte nessa recuperação André! A vida de um jogador de poker não é tão fácil quanto parece e realmente o lidar e ultrapassar estes swings monstros é de homem!

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. É por isto que para mim és dos melhores exemplos do POKER NACIONAL. Contigo eu consigo ler e aprender...ver o lado bom e menos bom do poker...a realidade nua e crua do jogo...Força André

    ResponderEliminar
  21. Boas André, eu não sou jogador de POKER, dedico-me ao trading de apostas desportivas na BETFAIR. Estou a gostar muito de ler o teu blog e é impressionante como me identifico com toda a parte psicologica que abordas. Desde a importancia da gestão de banca como a "duvida" que se instala em nós quando o inevitavel mau periodo aparece. Pessoalmente nesses momentos tenho sempre em mente as palavras de Billy Walters, talvez o maior apostador desportivo do Mundo:" ja tive dias a perder dinheiro, semanas a perder dinheiro, meses a perder dinheiro, mas nunca um ano a perder dinheiro.." E essa é q é essa..

    ResponderEliminar
  22. "  Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas. " Palavra de Sun Tzu, um dos melhores generais e estrategas de todos os tempos.

    ResponderEliminar
  23. Obrigado Daniele :)

    ResponderEliminar
  24. Obrigado António :)

    Por acaso até tenho o livro aqui para ler, mas ainda não tive oportunidade!

    ResponderEliminar
  25. Obrigado Fernando!

    Não é não, mas faz parte :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Obrigado Decio!
    Que te corra tudo bem também :)

    ResponderEliminar
  27. Obrigado Danieloli10!

    Ano a perder realmente nunca tive! :)

    ResponderEliminar
  28. Obrigado Ricardo!

    ResponderEliminar
  29. Obrigado Andre!


    Eu vou jogando onde acho que ganho mais dinheiro no final do ano. Vamos ver como acaba o ano eheh

    ResponderEliminar
  30. Fiquei com uma ponta de orgulho em teres aceitado a minha sugestao do Cisne Negro :)

    ResponderEliminar
  31. [...] uns posts atrás, eu tinha falado de Março ter sido o meu pior mês e o 1º dia de Abril o meu pior dia. Ora [...]

    ResponderEliminar