(Re)Aprendendo Poker

segunda-feira, agosto 20, 2012

No post anterior falei um pouco sobre o coaching que tenho dado à Katerina e logo a seguir ela escreveu um post sobre a perspectiva dela e resultados até agora.

Hoje vou falar sobre a minha mais nova aventura "Pokeriana", aprender a jogar Torneios (MTTs)!

Achei que a melhor coisa para começar era por ler alguns livros.



Comecei pelo Harrington on Hold’em (Volume 1), que já tinha lido há uns anos atrás, mas senti que o livro já não estava adequado aos tempos de hoje e alguns dos conceitos partiam de pressupostos que já não são válidos.Então deixei o livro a meio.

O jogo evoluíu!

Depois li o Secrets of Professional Tournament Poker (Volume 1) e adorei o livro, acho que está muito bem escrito e todos os conceitos faziam sentido para mim. O Volume 2 tem dois capítulos que continuam o parte estratégica do 1º livro e o resto do livro é mais sobre a parte "extra jogo". Acho que para quem quer começar a estudar MTTs estes livros são uma excelente escolha e aproveitava para comprar quanto antes, que estão em promoção (33% de desconto) na altura em que escrevo este post.

Secrets of Professional Tournament Poker: v. 1: Fundamentals and How to Handle Varying Stack SizesSecrets of Professional Tournament Poker: v. 2

Nesta altura decidi que não queria estudar o jogo dos MTTs como um todo. O que é que quero dizer com isto?

Eu acho que muitas pessoas optam por começar nos torneios de 180 jogadores, mais alguns MTTs. Jogam, revêm mãos com um coach/amigos e vão evoluindo em conjunto nas diversas etapas dos torneios.

Eu não acho que isto seja mau ou errado, e há imensa gente com grandes resultados em torneios que fez/faz isto.

No entanto, já que estou a começar praticamente do zero e sem grandes pressões, prefiro estudar individualmente cada componente e embora vá demorar mais tempo, tornar-me realmente bom em cada parte e mais tarde no todo.

É uma aproximação ao problema mais ambiciosa, mas se é para fazer algo, quero fazer bem feito, ou pelo menos tentar! :)

Dito isto, decidi começar pelo meu jogo "deep-stacked". Então falei com o Andrew Brokos sobre o que ele achava melhor fazer e ele recomendou-me ler o Small Stakes No-Limit Hold'em.

Li o livro durante as férias e posso dizer que é provavelmente o melhor livro de Poker que li até hoje!

Small Stakes No-Limit Hold'em

Depois de ler o livro comecei por jogar um pouco de NL50 6-max, mas um pouco depois de ter começado, numa das mesas, 4 jogadores saíram e fiquei só eu e outro Heads-Up. Senti-me tão desconfortável a jogar HU, que decidi que tinha de aprender a jogar HU "deep".

Inscrevi-me na bluefirepoker para ver alguns vídeos do Phil Galfond e embora eu conseguisse aprender algumas coisas para incorporar no meu jogo, eram demasiados avançados para mim. Então, inscrevi-me no deucescracked e comecei a ver uma série de vídeos sobre HU cash.

Está a ser bastante difícil para mim deixar de jogar em modo automático post-flop e realmente pensar nos ranges das mãos e na dinâmica da partida, mas eu sinto que é aqui que tenho que continuar a trabalhar nesta altura. Vou  pausar os vídeos antes das decisões e realmente pensar no que eu faria. Também é possível que tenha uma ou duas horas de coaching por semana, mas se se concretizar eu depois falo sobre o assunto.

Em geral, tenho estudado/jogado cash 3-4h/dia 4-5 dias/semana mais MTTs durante o Domingo todo.

Mas, acho que tirando um ocasional Sunday-Million/Sunday Warm-up e os WCOOP, vou deixar de jogar os MTTs ao Domingo até ter o meu jogo mais trabalhado, já que acho que é mais proveitoso estudar nessas horas.

Isto é um processo relativamente lento e vai demorar tempo, mas estou optimista que até ao próximo SCOOP, consigo ser competitivo nos MTTs e ter uma hipótese de ganhar algo.

A nível de Poker acho que é isto basicamente...

Tinha dito que ia fazer uma critica de alguns livros, mas já ficou aqui uma pequena recomendação dos melhores e não ando com muito tempo livre, pelo que vai ter que ficar para outra altura a critica.

Eu tenho tendência para simplificar demais as coisas e escrever de forma muito sucinta, pelo que se tiver deixado algo menos claro ou vos tenha deixado com alguma dúvida, não hesitem em comentar/perguntar algo!

Também pode gostar de

11 comments

  1. Boas. Ja pesquisei alguns livros de poker mas os livros que vejo serem aconselhados são em inglês e o que torna para mim um pouco dificil a leitura. Existe algum livro traduzido em portugês que seja aconselhado para ler? Quero começar a ler alguma coisa pois para mim o poker é um passatempo mas gostava de aprender mais. Boas mãos.

    ResponderEliminar
  2. Boas andré, primeiro quero perguntar-te ao que é que te referes concretamente quando falas em "estudar cada componente individualmente" e depois queria perguntar-te onde é que posso encontrar os livros (os que referiste e outros) porque é um pouco dificil encontrá-los em Portugal ou então sou eu que ando pouco atento :P

    ResponderEliminar
  3. Estou a falar das várias fases dos MTTs. Por exemplo, jogar com 100 Big blinds deep, é muito diferente de se jogar com 50, o que por sua vez é muito diferente de 20.

    Podes mandar vir do links que meti, eles oferecem portes para Portugal e costumam chegar em menos de 2 semanas.

    ResponderEliminar
  4. Gostava de te ajudar, mas efectivamente, não estou a par dos livros que há traduzidos para português.

    Eu perguntava no fórum do pokerpt.com, que alguém lá deve saber!

    ResponderEliminar
  5. Boas André. Primeiro que tudo parabéns pelo espaço que tens aqui e pela interactividade que manténs com quem cá vem, o que é de louvar para um jogador de poker que já passa a vida no computador.

    Depois queria-te desejar boa sorte nesta tua nova fase "pokerística". Eu próprio dou uns toques em sng porque são o estilo que mais gosto de jogar, mas percebo que neste momento "aprender" a jogar mtt's pode ser uma boa escolha... Eu só tenho pouca paciência para ficar tantas horas em frente ao ecrã e depois ser bubble como aconteceu hoje lol :P GL!

    ResponderEliminar
  6. Boas, André. Não sei se já leste, mas um livro sobre HU que li e gostei muito foi o "Heads-Up No-Limit Hold em", do Collin Moshman. É uma boa leitura para quem quer melhorar o jogo HU. GL nas mesas.

    ResponderEliminar
  7. André Brito Coimbra22 de agosto de 2012 às 23:57

    Eu já o tenho na mesinha de cabeceira há umas semanas, mas ainda não peguei nele :(


    Mas, depois da tua recomendação, já subiu um bocadinho na lista dos livros "a ler" :)

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  8. Creio que a melhor forma de evoluir em cash games é vendo vídeos e postando mãos em fóruns de avaliação, creio que o deucescracked oferece este serviço. Recomendo, visto não teres falado nessa ferramenta. GL!

    ResponderEliminar
  9. André Brito Coimbra24 de agosto de 2012 às 00:17

    Sim, eu acho que os fóruns têm bastante valor.
    Mas nesta fase inicial, gosto de ver vídeos e pensar nas mãos por mim próprio. Ir experimentando coisas diferentes etc.

    ResponderEliminar
  10. Aconselho vivamente o Raiser´s Edge e provavelmente o Mental game não deve já ser desconhecido para ti. Mas o Raiser´s Edge é uma Biblia para o poker actual.

    ResponderEliminar