Balanço de Janeiro

segunda-feira, fevereiro 03, 2014

O primeiro mês do ano já acabou e está na altura de fazer um balanço do mês!



A nível de trabalho o ano começou com o PCA, que joguei pela primeira vez e agradeço à PokerStars por me patrocinar neste evento tão espectacular!

Sinceramente gostei muito mais desta experiência do que a que tive há uns anos atrás no World Series of Poker. O PCA é um torneio com maior qualidade, horários melhores para os jogadores e o salão onde se realiza é muito mais agradável, havendo imenso espaço entre as mesas de jogo!



Acabei por perder no 2º dia do torneio durante a mesa da televisão e expliquei a minha linha de pensamentos na minha página do facebook.



Depois de falar com outros jogadores sobre a jogada e pensar um pouco mais, acho que a jogada correcta era check/call no turn e fazer fold no river num A ou num K.

De qualquer modo, eu errei e em torneios é mesmo assim... Faz-se um erro e estamos fora!

Depois a nível de trabalho, houve algumas reuniões da Team Online e fui entrevistado pela Sarah Grant:



Ainda aproveitei para fazer algumas coisas de lazer e vou deixar aqui algumas fotografias:



(Acabámos por ir ver os golfinhos este ano)


(Jogo de Basket matinal da Team Online)



(Kat, Kathleen e Tyler no stand-up comedy) (Às vezes também sou eu que tiro as fotos... :P)



(A equipa reunida durante a festa do PCA)

Fica também aqui o fogo de artifício que a PokerStars ofereceu aos jogadores que participaram no PCA para começar a temporada:



Online

Voltei a Lisboa dia 14 e não tive muito tempo para descansar devido aos objectivos a que me propus este ano!

Joguei alguns torneios ao longo do mês começou bastante bem logo com um grande resultado dia 19!



Acabei por ganhar mais do que o adversário (Stefan Jedlicka) porque fizemos um acordo de divisão do prémio quando chegámos ao Heads-up e nessa altura eu tinha mais fichas.

Infelizmente no resto do mês os torneios não correram muito bem e perdi uma boa parte do que ganhei neste torneio, mas não deixou de ser um excelente começo para quem só está a jogar uns torneios de vez em quando!



Por outro lado, voltar aos hypers não foi nada fácil!

Já não os jogava há mais de 18 meses, os $74s estavam cheios de jogadores regulares e se eu queria fazer Supernova Elite este ano tinha que voltar a ser ganhador rapidamente...

Comecei por jogar poucas horas por dia e passar várias horas a rever os meus jogos e os jogos da Katerina no ICMIZER.

Rapidamente apercebi-me que muito do que eu tinha calculado em 2010/2011 já estava desactualizado. Os jogadores hoje em dia jogam muito melhor do que os jogadores que jogavam há 2-3 anos atrás e as falhas são muito mais subtis na maior parte dos casos.

Acho que uma coisa positiva foi que eu estava com uma mente muito aberta sobre como jogar e procurei entender o melhor possível as situações mais comuns e como ajustar os meus ranges quando algumas variáveis mudam.



Acabei por perder $814, mas se contabilizarmos os 68% de retorno do rake de ser Supernova Elite ainda dá para ficar $2191.6 positivo.

Isto somado ao valor que ganhei nos Torneios, acabou por ser um excelente mês, especialmente se tivermos em conta que só pude jogar online metade do mês e passei uma boa parte do tempo a estudar.



A nível de VPPs, cheguei aos 27,4K...

É importante mencionar que até atingir 1 Milhão de VPPs este ano, tenho um mínimo de 50k VPPs/mês para manter o estatuto e só posso falhar dois meses.

Infelizmente, já falhei o mínimo em Janeiro, portanto já só tenho mais um mês em que posso falhar...

O lado positivo é que se fiz 27,4K em meio mês onde passei uma boa parte do tempo a estudar, as perspectivas para fazer 50k+ VPPs/mês são boas!

Fevereiro

A nível de hypers o meu plano é o seguinte:

Segunda, Terça, Quinta, Sexta: Estudar 2 horas, jogar 2 horas e fazer 1-2k VPPs/dia

Sábado: Estudar 2 horas, jogar 6 horas, fazer 5-6K VPPs

Domingo: Jogar 8-12 horas, fazer 10K VPPs

Se calhar o titulo do meu artigo de Fevereiro para a PokerStarsblog vai ser "5 dicas para fazer Supernova Elite em part-time"...

Pronto, se calhar com aquelas horas todas ao fim-de-semana já não se qualifica como part-time, mas agora a sério..., a razão de estar a fazer esta gestão de tempo é que quero dedicar cerca de 16 horas semanais para o meu livro, umas 4-6 horas semanais para produzir conteúdo online e ainda ter algum tempo para fazer exercício e cuidar de mim.

É difícil gerir tudo e às vezes as coisas não correm como as planeamos, pelo que é perfeitamente normal que aconteça 1 ou 2 vezes por mês onde eu tenha que tirar um dia ou outro extra para descansar ou para trabalhos relacionados com o meu patrocínio, mas, é mesmo assim!

Não vai ser um ano nada fácil e há muito trabalho pela frente, mas acho que o importante é tentar dar sempre o meu melhor e esperar que chegue! :)

Um bom Fevereiro para todos os que me seguem!

Também pode gostar de

18 comments

  1. Nice post, vai falar/fazer videos de hyper turbos esse ano?
    o que você acha do site que o daddyrnac está montando sobre coach de hyper turbos satélites, não acha que vão dificultar mais ainda as coisas nas mesas?
    boa sorte, estava esperando o momento em que você voltaria a jogar hyper turbos!
    Se puder dar uma passadinha e ver meu blog... recém estou montando ele, boa sorte nas mesas!
    http://hyperturbos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Excelente! :) Acho que já tens um novo desafio para 2014 com o qual vamos aprender imenso e vibrar! Vou acompanhar e apoiar...Go Forward A Coimbra. =)

    ResponderEliminar
  3. Olá Allan,
    Vou fazer a continuação deste vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=ppaAYV1Lz4A
    Relativamente ao daddyrnac, acho que vai tornar os jogos um pouco menos rentáveis para todos, mas eu acho que se eu continuar a trabalhar no meu jogo mais horas do que os meus adversários eu vou continuar a ser ganhador nos jogos.
    Continue com o seu blog e boa sorte para o seu grind Allan!

    ResponderEliminar
  4. Ja perguntei no blog da katerina mas vou perguntar aqui novamente, porque os regulares nunca postam o EV adjusted junto com as winnings quando postam graficos?
    O meu é particularmente ridiculo as vezes quando jogadores dao call loose na bolha e jogam nossa equidade fora, mas queria saber se é só comigo que acontece isso...

    ResponderEliminar
  5. Se te dão calls loose na bolha, tens que ir all-in mais tight e ter o range deles em consideração. (isto vai melhorar significativamente os teus resultados)
    Eu nunca olho para o EV Adjusted, daí não o colocar nos posts :P

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Ricardo!

    ResponderEliminar
  7. Isso é obvio... mas tem vilões que você não conhece, e quando tem um fish a sua esquerda e um reg a sua direita, você vê suas fichas indo embora o tempo inteiro...
    se eu for shovar tight cada vez que tiver um fish a minha esquerda, entao nunca vou shovar, raramente recebemos o top 20% quando estamos 3max
    e para as fichas você olha? parei de olhar para elas ( uns meses atrás) pois percebi que podemos ganhar o sat com 2k de fichas ou apenas 1 ficha, então aquele calculo la sempre nao vai estar exato, então resolvi simplismente parar de observar...
    Mais uma pergunta, eu fiquei duas semanas breakeven e no top 'hero vs villain' do pokertracker, os jogadores que mais me deram fichas foram regulares que jogam o tempo todo comigo, e os que mais me tiraram fichas foram fishes random, significa que meu dinheiro foi para eles? que que eu faço para otimizar meu range contra jogadores que não conheço?
    desculpa o encomodo, boa sorte!

    ResponderEliminar
  8. Eu não costumo fazer esse tipo de análise, portanto não sei.
    Abraço e boa sorte.

    ResponderEliminar
  9. Boas André. Uma pergunta, se calhar é básico mas pronto, a verdade é que sinto-me num impasse no meu estudo (estou na parte dos ranges...). Estou a estudar hypers 6 max da PS com prémio de 65%, 35%. A minha pergunta é: estando em HU ambos com 10 BB's cada um, por lógica o nash equilibrium de push não deveria ser igual ao de cal,50%. pela minha interpretação (que pode não estar correta visto ser um novato) o sng wizard diz-me que o range de push é à volta de 100% mesmo se o BB for very tight, o icm nash calculator do holdem resources diz-me que é à volta de 58%. não tenho licença para o nash equilibrium do icmizer para poder ver mas acredito que também não dará os 50% que eu especulo. Sei que o HU não faz parte dos teus torneios agora, mas deves perceber de ranges... Pronte, não sei se me consegui explicar.. Consegues explicar-me a razão de não se 50 50 (já que é mão contra mão) ou dar-me alguma espécie de dica sobre como estudar os ranges começando em HU e depois com três jogadores (que no meu formato é bubble). Boa sorte para ti, e sinto-me orgulhoso por causa da tua solidariedade (é sempre um risco para ti (nunca se sabe o futuro)). espero que te corra tudo bem.

    ResponderEliminar
  10. Afinal o sng wizard dá um push de 70 e tal % quando colocamos o range de cal da BB a very loose. E quando colocamos este a 50% dá um push de 47%. Sempre está mais aproximado dos 50 50... mas mesmo assim continuo sem perceber o resultado do icm nash calculator results...
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  11. Os ranges para ir all-in são muito diferentes dos ranges para dar call a allin.
    Quando vais tu all-in, queres ir com as mãos que têm melhor equity contra o range de call e que com o roubo das blinds são rentáveis.
    Ex.: 65s é uma excelente mão para ir all-in com 10BB no heads-up, mas não é boa o suficiente para dar call a um all-in.
    Regra geral também podes ir all-in com mais mãos do que podes dar calls a all-ins, porque quando vais all-in tens fold equity (dinheiro que ganhas de roubar as blinds), enquanto que quando dás call, só podes ganhar se ganhares a mão.

    ResponderEliminar
  12. É como te expliquei no outro comentário, não é suposto ires all-in com metade das mãos. Vais ter um range de push muito mais largo do que o range de call quase sempre.

    ResponderEliminar
  13. boas André. eu quero iniciar-me nos hiper turbos mas há algumas duvidas que gostava que me ajudasses. 1º se eu só vou ganhar t$ como posso fazer cash out dos lucros, que a partida só posso utilizar em inscrições para torneios. 2º qual a banca inicial que me aconselhas para começar nos hiper de 3.75 e 7.5? e por ultimo, onde consigo arranjar bom material de estudo para esta vertente? eu tive a rever o teu blog antigo a ver tudo o que falas sobre os hiper tenho algumas noções mas gostava que me tirasses estas duvidas. abraço e gl ;)

    ResponderEliminar
  14. André Brito Coimbra3 de março de 2014 às 18:38

    O t$ não dá para fazer cash-out, o que podes é pedir a algum amigo teu que jogue torneios normais para trocar e converter ou vender a alguém.
    Eu recomendo 200-300 buy-ins, provavelmente 300 se estás a começar e ainda tens muitas leaks para te dar margem de aprendizagem.
    Não há bom material de estudo, o melhor que consegues arranjar é material sobre ICM, push/fold, mas vais ter que estudar tu por ti próprio numa ferramenta de ICM como o icmizer.
    Não recomendo o formato para jogadores iniciantes por não haver material disponível.

    ResponderEliminar
  15. […] Janeiro e Feveiro acabei por ter que falar dos torneios que joguei no meu balanço mensal porque tiveram um […]

    ResponderEliminar
  16. familia.perpetualbino30 de maio de 2014 às 12:56

    ler o kill everyone explica bem esta teoria :)

    ResponderEliminar
  17. […] Em Janeiro não consegui fazer os pontos necessários e se falhasse em Junho, já não podia falhar em Julho, então tive que jogar! […]

    ResponderEliminar