Balanço de Maio

segunda-feira, junho 16, 2014

BalancoMaio

Torneios

No inicio do SCOOP ainda tentei misturar alguns torneios no meu grind, mas é muito difícil conciliar a diferença de velocidades de pensamento entre torneios e Hypers.

Para quem não joga ambos os formatos isto pode soar estranho, pelo que vou tentar explicar...

Nos torneios não gasto muito tempo a pensar na maior parte das decisões, mas os torneios acabam quase sempre por se resumir a meia dúzia de decisões fundamentais que podem demorar 1 minuto ou algo do género a ser tomadas. Quando estou habituado a tomar decisões no espaço de segundos nos Hypers, fica difícil concentrar-me a sério numa jogada de torneios e acabo por cometer erros que não cometeria se tivesse a fazer uma sessão... "mais lenta". Já o contrário também acontece, enquanto estou a pensar numa jogada complicada de torneios, acabo por me distrair dos hypers e cometer alguns erros!

Acabei no entanto por jogar alguns torneios mais caros de $1K e $2K por me esquecer de fazer cancelar o registo depois de ganhar um satélite, incluindo algumas situações onde ganhei um satélite para um super-satélite (deadline) e acabei por ganhar entrada para o torneio.

Vamos aos resultados...

resultados_mtts

No Sharkscope aparece-$4K, mas desta vez o sharkscope está errado!

resultados_mtts_data

No torneio que seleccionei e que podem ver a azul, eu não fiz nenhum rebuy, pelo que o custo foi de $1050 e não $2659, sendo que o verdadeiro resultado do mês nos torneios foi de -$2563.

Isto obviamente é um mau resultado, mas tendo em conta o valor dos torneios que joguei, é perfeitamente normal!

Já agora..., naquele torneio de $2.1k onde fiquei em 71º , eu joguei o torneio porque ganhei um satélite e me esqueci de cancelar o registo

Vou partilhar três mãos que tive muito perto dos lugares premiados:

AK2k

Temos AK e 8 Big Blinds, pelo que normalmente é preciso uma razão muito muito forte para não meter as fichas todas no pano!

A principal razão é estarmos a 4 do dinheiro e já haver um jogador com mais fichas do que nós all-in!

Se dermos ao vincenfish um range do género TT+, AJs, AQo+ é um 50 50. É possível que o range dele tenha mais combinações que não sejam pares e a nossa equity seja um pouco melhor, mas duvido que chegue aos 60-40 e mesmo com essa equity penso que seria um erro arriscar o torneio a 4 mãos do dinheiro para tentar alcançar uma stack de 16 Big Blinds.

Hand History

QQ2k

Com as Damas mão devemos ter uns 70% de equity contra o range dele, o que é excelente noutras fases do torneio, mas


  1. Estou no botão

  2. Faltam 3 jogadores para o dinheiro

  3. Chegar ao dinheiro garante $4.2K


Acho que entre ir 70% das vezes para 14BB e não ganhar nada nas outras 30% ou ficar ITM com 6BB garantidamente, prefiro a 2ª opção.

Hand History

KK2k

Na 3ª mão obviamente KK é bastante melhor que QQ, mas... acho que este jogador também tem um range bastante mais tight e por mais incrível que possa parecer, acho que aqui a equity ainda é pior do que na mão anterior e como não temos fold equity, preferi fazer fold.

Estas 3 mãos foram seguidas e embora não tenha maximizado as minhas hipóteses de ganhar o torneio, acho que maximizei o meu valor esperado ao passar os 70-30 na bolha e "freerollar" depois já no prémio!

BoomPlayer

Ainda deu $5.7K e safei-me de ter um mês de -$8K em torneios.

Em Junho não estou a contar jogar torneios, pelo que os resultados neste formato nunca vão ser piores do que os de Maio.

Hypers

Lembram-se do que eu disse em Abril sobre ter tentado jogar os $714s e ter desistido porque as derrotas estavam-me a afectar psicologicamente?

Em Maio fui vendo os jogos de $714s e o nível era muito semelhante ao nível dos $357. Nesta altura estava confiante que eu conseguia bater os $357s e comecei a pensar no retorno que teria em cada $714.

Acho que em média ganho $10+/jogo nos $714 e acho que consigo jogar uns 5K jogos por ano.

Em 2 anos se jogar 10K jogos são $100K de EV e para a banca que eu tinha na altura eu precisava de tipo +$70K para me sentir confortável a jogar estes jogos.

Podia ter vendido acção a alguém e estou certo que haveria interessados, mas se tenho o dinheiro (fora da PokerStars) para "me bancar" e estou confiante em mim próprio, porque não ficar com 100% da acção?

Falei com a Katerina e com alguns profissionais do Poker e todos concordaram comigo, pelo que acabei por jogar esses jogos.

Só os joguei durante 5 dias, mas ainda deu para jogar 702 jogos de $714 e deu $5K de lucro, que penso ser um pouco a baixo do EV, mas não deixa de ser muito dinheiro!

Em relação aos resultados do mês:

sngs_maio

Em termos de volume joguei cerca de metade dos torneios do mês anterior, mas  o average buy-in foi 2x maior.

Com um lucro de $12990 mais  $21437 de Recompensas Estelares VIPBónus de Recompensas VIP e Créditos Cash Milestone foi o mês do ano mais rentável até agora!

Deixo-vos também o gráfico mensal dos hypers:

grafico_sngs

VPPs

10380917_641649352590704_7113624328999703285_n

A nível de VPPs foi um pouco melhor do que o mês anterior e fiquei à frente do ritmo dos pontos necessários para atingir Supernova Elite este ano.

Estilo de Vida

No final de Abril escrevi isto:

"Mas, por outro lado, em Abril fiquei completamente farto do grind, sinto que estas “maratonas” de VPPs cada vez custam mais e a minha vontade de jogar Poker diminui substancialmente quando as faço."

Em Maio não reduzi o volume e quando terminou o SCOOP estive 3 dias em casa doente a recuperar. Acho que abusei "um bocado" do meu sistema nervoso e como tal fiquei algo debilitado :(

Como fiquei um pouco preocupado com a situação, estive a pesquisar sobre stress e encontrei este livro: "Tired of Being Tired"

Tired of Being Tired: Rescue Repair Rejuvenate
Já terminei o livro e alterou um pouco a minha forma de pensar em relação ao que é e não é saudável, pelo que se tiverem problemas derivados de stress recomendo a leitura!


Deixem por favor um comentário no facebook com a vossa opinião sobre o post e o que foi escrito aqui ou apenas “Eu LI!” :)

O vosso feedback é fundamental para eu poder escrever posts de qualidade para vocês!

Também pode gostar de

27 comments

  1. Olá André, existe esse livro em português? Esse livro tentar alterar a nossa forma de ver as coisas parar nos sentirmos menos cansados?

    ResponderEliminar
  2. Muito Bom André. Continua a partilhar a tua experiência, sempre que possível. És uma fonte de inspiração! O teu livro, vai falar sobre a vertente turbo dos torneios? Abraço

    ResponderEliminar
  3. André Brito Coimbra16 de junho de 2014 às 13:48

    Não consegui encontrar o livro em Português, mas é possível que exista.
    O livro concentra-se nas principais causas do stress (má alimentação, má qualidade ou falta de sono, falta/excesso de exercicio, problemas de trabalho etc etc) e fala sobre como a pouco e pouco alterar o nosso estilo de vida de modo a ser maus saudável e com menos stress.

    ResponderEliminar
  4. Parece interessante, Obrigado, pela resposta! Força na busca por elite, campeão ;)

    ResponderEliminar
  5. Boas André, antes de mais os meus parabéns por seres dos poucos Team Online que partilha as suas experiências e é um membro activo para com a comunidade regularmente! Relativamente às mãos que deixaste aqui, não concordo muito com a tua abordagem em duas delas. O AK parece-me um bom fold nessa situação em particular. Relativamente ao QQ acho um mau fold, se o CO é minimamente decente vai estar a pushar um range ali que QQ está a crushar. Entre foldar e tentar garantir um cash de 2 buyins e ir para as 14bb e tentar fazer uma run mais deep acho que prefiro a 2ª hipótese. Além disso dava-te outra opção na mão seguinte que era dar flat ao raise MP com os reis e jogar essa mão tentanto cortar na variância.

    Se fosse um torneio de 22$ fazias o mesmo com essas mãos? :) "it's important not to be results oriented" abraço e GL ;)

    ResponderEliminar
  6. Bizarro ver um pro abordando MTT, onde o topo do prize pool é o que interessa como se fosse um SNG. Tudo bem, você explicou que só estava no torneio por ter esquecido de dar "unregister" após shipar a vaga, mas mesmo assim esses folds beiram o ridículo IMO. Certeza que irá repensar e assumir que errou.

    ResponderEliminar
  7. André Brito Coimbra17 de junho de 2014 às 13:58

    Obrigado João!
    Penso que sim.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. André Brito Coimbra17 de junho de 2014 às 13:58

    Eu falei com pros de MTTs melhores do que eu e concordaram com a jogada!
    Falhar estas situações de ICM e jogar exclusivamente para ganhar torneios vai gerar mais vitórias, mas menos lucro!

    ResponderEliminar
  9. André Brito Coimbra17 de junho de 2014 às 14:03

    Olá Eddie,

    Se fosse num torneio de $22 não tinha pensado tanto nas jogada e provavelmente tinha ido all-in com o QQ e o KK. No entanto estou confiante que o fold é a jogada correcta, a menos que haja muito valor implicado em ganhar o torneio.

    Acho que não se justifica arriscar o ITM num 70-30 para subir para uma stack de 15BB que ainda está longe de ser uma stack de chegar à mesa final.

    Se tivessemos 40BB aí o valor de chegar a ITM já é bastante menor e já ficava muito mais contente de meter as fichas num 70-30 porque ia-me dar boas hipóteses de chegar a uma mesa final caso dobrasse.

    Abraço e GL :)

    ResponderEliminar
  10. Bom dia André,


    No início deste post você mencionou um erro de cálculo do sharkscope, também notei isso e vi no site que eles não tem informação de quantos rebuys cada player faz, então aquele valor é uma média e cada torneio tem uma média diferente.


    Até + e que bom que os post continuam

    ResponderEliminar
  11. Muito bom o post :)
    Em relação ás mãos tb concordo que o ICM aí é um factor muito importante,na mistura de mtts vs hypers , eu como jogador de hypers tb já me tinha acontecido e não é muito bom misturar,a diferença de velocidades e raciocinios é brutal :)
    Parabéns

    ResponderEliminar
  12. Parabéns por mais um mes positivo ainda que tenhas ficado doente pelo meio.

    Muito obrigado por partilhares com os teus seguidores as tuas jogadas e até mesmo as tuas dúvidas. Força e continua a boa onda de resultados.

    ResponderEliminar
  13. André Brito Coimbra17 de junho de 2014 às 23:11

    Obrigado Ricardo! :)

    ResponderEliminar
  14. André Brito Coimbra17 de junho de 2014 às 23:11

    Obrigado Ricardo!

    ResponderEliminar
  15. André Brito Coimbra17 de junho de 2014 às 23:11

    Obrigado Felipe!

    ResponderEliminar
  16. André ainda compras T-money quanto é a percentagem que cobras?
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Olá André,
    Muito legal a sua abordagem sobre as mãos! Acho que se for pra jogar scared money não vale apena entrar no torneio. Mas, entendo a razão de escolher os folds. Eu teria ido all-in nas 2 situações! Principalmente nas duas últimas! hehehhehehhe
    Em relação à mão do AKo, nós iríamos para 20,3bb's, e não para 16bb's como mencionado. No QQ iríamos para 16,5bb's e não 14bb's.
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  18. André Brito Coimbra18 de junho de 2014 às 10:09

    Cobro $5/troca até T$530
    É mais o tempo que demoro a fazer a troca do que o valor monetário.
    Se deixares uma mensagem no blog da Katerina ela é capaz de te cobrar menos :P
    Ou então pergunta a um amigo teu que jogue torneios se não te troca de graça :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  19. André Brito Coimbra18 de junho de 2014 às 10:16

    Olá Rafael,

    Concordo! Embora ali eu tenha jogado o torneio por engano depois de ter ganho um satélite.
    De qualquer modo acho que as decisões foram as correctas sendo ou não sendo scared money.

    Com aquele tipo de stacks há muito mais valor a chegar ao ITM comparativamente com dobrar num 70-30. Se fosse uma stack de 30-40BB já havia menos valor em chegar a ITM comparativamente com dobrar num 70-30, porque aí já ficamos com uma stack com boas hipóteses de chegar à mesa final quando dobramos. Tem sentido?

    Relativamente ao tamanho das stacks, foram aproximações, mas tens razão claro! :P

    Obrigado pelo comentário e grande abraço!

    ResponderEliminar
  20. Me desculpa André, mas eu nunca irei achar isso uma boa jogada acho que você cria uma falha no pensamento do pessoal que está começando a jogar você deveria ter mais respeito com novos jogadores para que não façam o mesmo e apagar esse post, abraço e muita gl

    ResponderEliminar
  21. André Brito Coimbra18 de junho de 2014 às 15:19

    Obrigado pelo comentário Alex!
    Tem o direito de discordar claro.
    Abraço e gl

    ResponderEliminar
  22. Também não concordo com a jogada. Matematicamente, considerando apenas o ICM da jogada pode até ser correto, mas isso não é um SNG, tem outros fatores a considerar. Dobrando para 14BB você passa a ter um dos maiores stacks da mesa, ganha muito em FE. E não menos importante, ganha a possibilidade de dobrar novamente (o que provavelmente aconteceria com o KK) e entrar como forte candidato à FT. Dobrando com o QQ e dobrando de novo com o KK você entra nos top 9 stacks provavelmente e pode não só salvar o mês, mas garantir o lucro do ano todo. Esses fatores não entram no cálculo de ICM, mas não tem como não considerar num MTT IMO.

    ResponderEliminar
  23. André Brito Coimbra19 de junho de 2014 às 19:53

    Obrigado Luciano!

    A bolha acabou no KK, pelo que não estou a ver muito implied value em dobrar para 14BB e ter uma das maiores stacks na mesa na fase onde os jogadores vão arriscar mais que é logo a seguir à bolha. Aliás..., é mais rentável jogar com uma stack pequena nessa fase do que com uma grande (em termos do EV de cada decisão).

    Há alturas em que tem sentido ignorar o ICM, normalmente quando o valor de ganhar uma stack grande é superior ao valor que se perde de acordo com o ICM, mas este na minha opinião não é o caso.

    ResponderEliminar
  24. Embora ache que as tuas opções para o Fold foram bem justificadas, para a grande maioria dos jogadores é muito dificil foldar com KK ou mesmo QQ.



    Num torneio chegar a ITM é importante, mas na minha opinião se foldas este tipo de mãos não jogas para ganhar, e quem joga torneios tem jogar para ganhar.


    Parabéns pelo teu blog.


    um abraço,
    Pedro

    ResponderEliminar
  25. jogador scared money. jamais será lucrativo em MTT

    ResponderEliminar
  26. Ja venho bastante tarde à discussão. Raramente comento, faço aqui uma excepção por ver bastante gente a discordar da jogada. Eu concordo e faz todo o sentido. Também concordo que nao o faria num mtt de 22$ embora considera essa jogada a correta, apenas por nao investir o tempo necessario na decisão. Acho é que spewava com as 3 maos seguidas :)

    ResponderEliminar
  27. QQ&KK? LOL Continua lá nos hypers. Ou então a stars disse-te que ias perder aquelas mãos caso contrario não existe explicação para foldar QQ ou KK. Pussy.

    ResponderEliminar