180º

sexta-feira, junho 29, 2012

Em 2005 experimentei o Poker online pela primeira vez e aos poucos fui investindo algum tempo e dinheiro a aprender o básico do jogo.

Em 2007, queria começar a ter o Poker como uma fonte de rendimento estável e nessa altura tive que escolher o formato que queria aprender. O que se dizia na altura, é que os MTTs eram o melhor caminho para a fama, os cash-games onde estava a adrenalina dos grandes pots e a emoçao, e por último, os sit-n-gos onde se ganhava dinheiro de forma mais consistente.

Como o que eu procurava não era nem a fama, nem adrenalina, mas sim uma fonte de rendimento estável, optei por estudar os sit-n-gos!

Em Setembro de 2008, terminei o curso e quis tentar jogar a tempo inteiro durante um ano para ver como corria e se corresse mal optava por arranjar um emprego na minha área de estudos.

Trabalhei muito nesses últimos meses do ano e como eu era bastante bom para o nível que jogava, tive resultados excepcionais nesse nível, pelo que decidi que em 2009 ia tentar alcançar o estatuto de SNE.

Ao longo de um ano duro de trabalho, consegui atingir o estatuto e tornou-se óbvio que tão depressa não ia ter que procurar trabalho na minha área de estudo.

Nesse ano, também aconteceram dois acontecimentos super importantes na minha vida. Fui escolhido para a 1ª equipa Online da PokerStars e uns dias depois ganhei o campeonato do mundo de Magic: The Gathering.

Na parte inicial do meu contracto com a PokerStars, o meu plano era dedicar uma parte do meu tempo aos MTTs, já que eu tinha direito a dois main events gratuitos por causa do estatuto de SNE e achava que seria importante a nível de patrocínio.

Em 2010 fui jogar a final do EPT em Monte Carlo, mas perdi no 1º dia. O outro main event que joguei foi o WSOP, onde ainda joguei vários dias e acabei nos lugares premiados.

Ainda fui jogando mais alguns MTTs, mas os sit-n-gos foram correndo melhor e acabei por me concentrar mais nos sits.

Em 2011, com o blackfriday criou-se uma situação de curto prazo muito favorável para mim, já que os bons jogadores dos sit-n-gos eram fundamentalmente Americanos e desapareceram durante uns meses. Dediquei-me quase a 100% aos sit-n-gos e ganhei sensivelmente tanto como tinha ganho nos dois anos anteriores juntos a jogar sit-n-gos.

Fui dos 20 jogadores que mais dinheiro ganhou a jogar sit-n-gos em 2011 e o #1 nos hyper de 6 jogadores!

Nos primeiros 4 meses de 2012, os bons Americanos voltaram, os Europeus melhoraram e os hypers tornaram-se bem mais difíceis.

Estava a ganhar muito menos dinheiro do que estava a ganhar no ano anterior, mas a coisa piorou mesmo, foi em Maio. Tive o meu pior mês de sempre e meteu-me o ano no vermelho!

Depois de um mês assim, acho que há 3 opções válidas:


  1. Desistir

  2. Descer de níveis e trabalhar a partir daí

  3. Mudar de estratégia/jogo


A opção #1 está fora de questão, já que não gosto de desistir.

A opção #2 é o que eu tenho feito sempre que tenho estado em situações parecidas. No entanto, não é o que vou fazer desta vez!

Eu continuo a achar que os sit-n-gos são a melhor opção para quem quer uma fonte de rendimento estável, mas..., já joguei quase trezentos mil sit-n-gos..., tornou-se um bocado repetitivo! Também ia ser difícil desta vez descer de nível depois de ter sido o #1 no formato o ano passado. Já sei o que ia haver ao fundo do túnel nessa opção e é algo que já alcancei. Preciso de desafios diferentes!

A minha situação já não é a mesma que era há uns anos atrás quando decidi escolher sit-n-gos como o meu formato. Eu agora já tenho alguns rendimentos extra-poker que me cobrem as minhas despesas e a exposição é algo relevante para mim agora, devido à minha ligação com a PokerStars.

Decidi então optar pela opção #3 e vou começar a aprender/jogar MTTs! :)



Nos próximos dias vou contar-vos mais sobre os meus planos/expectativas para esta nova fase da minha vida enquanto jogador profissional de Poker.

Também pode gostar de

40 comments

  1. boa sorte nesta nova etapa ;)

    ResponderEliminar
  2. Andre desejo te toda a sorte do mundo !!! Abraço Secas ...

    ResponderEliminar
  3. André, é uma decisão inteligente :) agora só tens realmente de "aprender" (se é que se consiga perceber o que é este "aprender" num mestre de poker) a jogar MTTs em alto nível, especialmente sem ser em Rebuy. Aconselho-te a começar por perceber que MTTs são torneios de sobrevivência, logo não há long play, isto é, a seleção de mãos é completamente diferente e a avaliação de outs é decisiva tanto para bluff, quanto para semi ou trapping.

    ResponderEliminar
  4. Já que a mudança de variante está confirmada, não te passou pela ideia a transição para os cash games? Julgo honestamente que terias um imenso sucesso nos mesmos, e como vejo que procuras estabilidade, estes têm muito menos variância que os MTTs...

    Gostava imenso que escrevesses um pouco mais sobres esta escolha, até porque te vai afectar (em termos futuros), imenso na obtenção de VPPs...

    Grande abraço e a melhor das sortes nesta nova fase!

    Marco "mjadrake" Silva

    ResponderEliminar
  5. mas que notícia explosiva! haja "entusiasmo"...

    ResponderEliminar
  6. Que a tua skill melhore no poker como a minha no Magic!

    cumprimentos de um jogador saudoso de te ver por estas andanças outra vez ...

    ResponderEliminar
  7. Batalha e trabalha bastante nesse novo patamar.

    Abraço http://nunoleite3.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. É assim mesmo... o caminho é pá frente..

    ResponderEliminar
  9. Vais prescindir de atingir o estatudo supernova elite?

    Boa sorte nessa nova vertente!

    Kyroslb

    ResponderEliminar
  10. Boa Sorte André,

    Era engraçado dizeres como vais "aprender", para quem está a começar.

    Abraços e boa Sorte

    ResponderEliminar
  11. Boa Sorte André,


    Era engraçado dizeres como vais "aprender", para quem está a começar.


    Abraços e boa Sorte

    ResponderEliminar
  12. Boa Sorte. Estamos contigo :)
    Se poderes vai metendo no blog o que estas a estudar (livros, training, etc...)

    ResponderEliminar
  13. MTTS acho que é uma boa opção relativamente á banca que
    tens, já que tu jogavas hypers de 74$,181$, 357$ e até mais alto e nos mtts,
    mais regulares da stars só há até 215$ portanto está "fixe". Agora
    vem o "problema" a adaptação que vais ter de ter, durante muito tempo
    só jogaste hypers que demoravam mais ou menos 10 min. no máximo, será que estás
    preparado para aguentar maratonas de poker a jogar o mesmo torneio, ou a jogar
    20 torneios ao mesmo tempo e ser um jogador ganhador? Eu acho que sim, mas nos
    hypers eram sempre os mesmos jogadores, enquanto que nos mtts não são. Mas com
    o tempo acredito sinceramente que tu vais dominar a situação e a conhecer todos
    os jogadores regulares e a tomar as melhores decisões. (na minha opinião a
    melhor maneira de jogar MTTS, é meter volume ao meter muito volume e a jogar
    bem é fácil de ganhar dinheiro vejamos jogas 40 torneios num dia que vai dar um
    buy in médio de 50 dólares e um total investido de 2000 dólares se tu ficas em
    3º no bigger 22$ e prémio de 5k$ já pagas tudo e ficas já com lucro não falando
    de outros itm's, o que é óptimo:)...). Outra decisão que eu penso que vais ter
    que tomar é se queres continuar a ser SNE, o que a jogar ITM's só(isto falando
    para 2013 pois agora já o és, PARABENS!) vai ser complicado, pois acho que não
    conheço nenhum que o consiga, portanto aqui a melhor opção seria fazer como o
    "ivanildo" que joga maioritariamente cash, mas que vai dando uns
    toques em MTTS, e assim ele consegue ser SNE, ou então fazias ao contrário
    davas uns toque em cash e jogavas... bem não sei o que queres fazer, mas o que
    fizeres e como teu adepto que sou vou- te apoiar...  pronto, é isto que eu penso... GL in LIFE!

    ResponderEliminar
  14. sabes o que eu acho?
    ainda estas em tilt, mas força nisso

    ResponderEliminar
  15. Estou admirado e devo dizer te que creio ser uma mudança de 360 )) , de 10 minutos para 10 horas!!!! Mais radical é dificil. Fico bastante surpreendido por nao optares por HUS , creio q este ano 
    95% dos maiores ganhadores tao la e por motivos obvios parece ser 1 formato onde é possivel ganhar consistentemente.

    Boa sorte

    ResponderEliminar
  16. Abraço e obrigado :)

    ResponderEliminar
  17. Podes contar com isso! :)


    Abraço e obrigado

    ResponderEliminar
  18. Vou começar muito perto do 0, visto não ter jogado muitas mãos pós-flop nos últimos meses.
    De qualquer modo, vou tentar partilhar ao máximo o meu processo de aprendizagem neste blog!

    ResponderEliminar
  19. Eu pensei nessa opção e é bem possível que a médio/longo prazo invista algum tempo em cash-games, mas para já o foco vai ser em MTTs.

    Vou tentar explicar o melhor possível nos próximos posts a situação dos VPPS.

    Obrigado e abraço :)

    ResponderEliminar
  20. Obrigado :)


    Vemo-nos no GP Lisboa ;)

    ResponderEliminar
  21. GL Coimbra. Mantém o trabalho árduo e discernimento que o profit é uma pura consequência.

    ResponderEliminar
  22. Obrigado e abraço

    ResponderEliminar
  23. Ainda é cedo para pensar nisso. Tenho 6 meses para decidir.

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  24. Eu vou fazer isso! Segue-me aqui no blog :)
    Abraço e obrigado

    ResponderEliminar
  25. Eu vou fazer isso! Segue-me aqui no blog :)

    Abraço e obrigado

    ResponderEliminar
  26. Nesta primeira fase vai ser fundamentalmente MTTs, mas o futuro está em aberto :)

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  27. Estás enganado, mas porque dizes isso?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  28. HUs é um formato que me atrai bastante, mas nesta fase aprender MTTs é mais prioritário.

    ResponderEliminar
  29. Não posso dizer que seja uma surpresa completa. O poker muda todos os dias e nós devemos mudar com ele. Eu, por exemplo, estou a passar dos 18 men para o 6 max HT.
    No entanto, eu estou a tentar uma transição para uma variante que, apesar de ter características muito diferentes, partilha com os 18 men várias fases do sit.
    Já nos MTT terás uma forte incidência num aspecto de jogo que pouco jogaste nos últimos tempos - pós-flop.
    É claro que sabes tudo isto que estou a escrever. Mas apenas quis deixar clara a minha opinião de que terás muitas dificuldades iniciais e que espero que consigas ter estômago para aguentar jogar horas e morrer na bolha num 80/20 PF.
    Eu acredito nas tuas capacidades e sei que vais ter sucesso. Apenas te peço que tenhas o máximo de paciência possível.

    Ah! E claro que te desejo toda a sorte do Mundo! :)


    Abraço,
    Ricardo

    ResponderEliminar
  30. Obrigado e abraço :)

    ResponderEliminar
  31. Uau. Grandes novidades. Muita sorte, porque o trabalho já estamos habituados a acompanhar :)
    Força!

    ResponderEliminar
  32. Muito obrigado :)

    ResponderEliminar
  33. André, gosto de saber que continuas ambicioso sobretudo depois da queda. Eu gostava de te fazer uma pergunta porque de facto é algo que gostava que me respondesses. Eu gostava de saber se achas que é possível almejar a construir banca e ter ganhos estáveis a fazer satélites hyper-turbo de baixo nível. Começar nos de 3.74 que abrem várias vezes por dia para torneios de 11dlrs e subir o nível com disciplina. Se te fosse possível dares-me a tua opinião sobre isto eu gostaria de a saber. Obrigado e boa sorte!

    ResponderEliminar
  34. Se possível gostaria de saber se me podias informar ácerca de algum tipo de base para este tipo de torneios. Pesquisei muito na internet e não encontro nada em relação a SNG's hyper-turbo, tendo assumido que poderia fazer uma analogia em relação ás fases finais de SNG's 6-max. Se houver algum livro ou algum suporte informativo que fale sobre o assunto agradecia que mo dissesses! Cumprimentos!

    ResponderEliminar