Plano para MTTs: 1ª Fase

terça-feira, julho 03, 2012

Baseado na minha experiência noutros formatos, decidi dividir o meu plano de aprendizagem dos MTTs em 3 fases:


  1. Livros técnicos

  2. Vídeos educativos

  3. Coaching


1ª Fase

É muito comum dizer-se que os livros de Poker tornam-se datados/obsoletos muito rapidamente e acho que nem é de todo verdade nem de todo mentira.

Eu acho que os bons livros são excelentes bases para jogar contra os jogadores maus no fundo da cadeia alimentar do Poker. No entanto, para jogar em níveis mais alto, onde a estratégia muda quase semanalmente, são claramente demasiado lentos e estático como fonte de informação.

Como o Micro-Millions começa na próxima semana e vai ser a série de torneios da PokerStars com maior proporção de maus jogadores, vai também ser a série perfeita para aplicar aquilo que pretendo aprender na 1ª fase.

Fica aqui uma fotografia dos livros que pretendo ler até dia 12:



Os Super System estão ali por causa dos Mixed-Games, é que não encontrei grande coisa sobre o assunto e queria ter uma estratégia boa contra os maus jogadores.

Fica também aqui a lista para quem não conhece os livros:

Penso que o que vou aprender nos livros vai-me dar as ferramentas necessárias para competir nos Micro-Millions!

Em relação às outras duas fases, irão decorrer noutros meses, pelo que depois falarei mais em detalhe sobre elas.

Podem acompanhar o desenrolar desta primeira fase aqui no blog, já que vou tentar ler um livro/dia e escrever um post sobre cada um.

PS: Tinha-me esquecido do Kill Everyone (Versão Elky) no escritório e não o adicionei à lista, obrigado ao Pedro Vieira por me lembrar no facebook!

Também pode gostar de

29 comments

  1. Boas André,

    Já te acompanho desde 2010 pelo menos, sendo assim, desejo te desde já boa sorte para a tua nova etapa ;)

    Tenho duas duvidas, como vais manter o estatuto SNE, visto que os MTT's demoram imenso tempo e dão poucos VPP's comparados com os Sit's que jogavas?

    Como vai ser a tua banca inicial? (falo em buy-in) Já tens alguma ideia? Ou vais continuar com a mesma?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Como SNE vai jogar o ME em Vegas esse ano ainda? prevejo que logo estará a buscar um bracelete.

    ResponderEliminar
  3. Este ano não jogo o WSOP, eles já não dão esses dois packs. Agora dão $20k mais descontos em pacotes. Mas, talvez no próximo ano jogue ;)

    ResponderEliminar
  4. Manter SNE só a jogar MTTs acho que é impossível. É possível que jogue alguma coisa de sngs ou cash em paralelo, mas lá mais para Janeiro falo sobre o assunto.


    Em relação à banca, vou continuar com a mesma, embora não vá jogar tão alto como jogava nos sit-n-gos nos primeiros tempos de MTTs.Este mês vou jogar os Micro-Millions e alguns Sunday Majors (até $215)

    Espero ter-te esclarecido, mas estás à vontade para deixar mais perguntas :)
    Obrigado por me seguires e abraço!

    ResponderEliminar
  5. É assim mesmo André-- da-lhe forte, com classe e confiança--

    ResponderEliminar
  6. Boas André, 

    Boa sorte nisso!! 
    Já li alguns livros dos que tens aí, nomeadamente os One Hand at Time, Kill Everyone e do Jonathan Little só li o 1º (depois deixa algum feedback dobre o 2º pf) e são livros muito bons!!

    Mutias felicidades na nova etapa, espero acompanhar muitas FT tuas!!

    ResponderEliminar
  7. Acho lamanentavel que digas que vais ter coaching quando , sempre recusas-te dar coaching no formato que jogavas anteriormente, só porque eras ganhador e querias todo queijo para ti. Mas como vês foste comido pela concorrencia e se não fosse o rakeback estavas bem down nos ganhos.
    Abre os olhos e ajuda quem quer evoluir e te pede coaching , já viste que ser avarento no poker não resulta.
    A dinãmica do jogo ta sempre a evoluir e pelos vistos a tua tactica do queijo já não funciona.
    keep the grind  "Poker Stars rakeback pro"

    ResponderEliminar
  8. tu que parecias ser o mais ponderado dos jogadores nacionais, parece que não ponderaste bem esta escolha.

    por um lado acho que sobrevalorizas o roi e o dinheiro ganho nos mtts (se calhar embalado pelos ganhos dos maiores jogadores nacionais); por outro se calhar subvalorizas a variância nos mtts que é a maior das 3 vertentes e onde o impacto da mesma é mais determinante.

    também para quem prezava horários certinhos e gostava de conciliar o poker com actividades non-poker related; bem vindo ao inferno.

    por outro lado pareceme-me muito difícil (para não dizer já impossível) renovar/manter SNE com mtts, mas sobre isto deves ter tuddo bem calculado.

    deste lado, estou super curioso para ver como te irás adaptar vindo de um formato que te deu muito $ a ganhar mas que deve ter destruído o teu jogo overall de forma brutal.

    se por um lado deves ser um excelente jogador pré-flop em cenários 6-handed com 10bbs ou menos; por outro jogar deep, post-flop e em spots onde se joga 3-handed ou mais e até ao river, devem ser para ti, mais do que novidades, terreno bem pantanoso.

    seja como for, boa sorte!

    ResponderEliminar
  9. respondendo á parte que estas em tilt, não eras tu que dizias que a onda dos jogadores de MTT era muito de acordo com a variância e que poucos se iriam aguentar.
    E agora vais te meter nisso!!!
    Sempre te admirei pois achava que eras um jogador matematico agora vais estar dependente da variância quer queiras quer não os fields da stars são dificilimos e isto diz tudo.
    Acho que se baixasses os buy ins ias ter sucesso novamente e era a melhor opção porque aproveitavas o rake, perdendo o estatuto vai ser dificil te ergueres.
    Pensa bem no que estas a fazer não é esse o caminho e digo-te isto porque acho que és boa pessoa e muita gente quer ver-te a cair.
    Em qualquer dos casos boa sorte André

    ResponderEliminar
  10. Ardamaxdomax e  d33p concordoAcho que era certo que isto iria acontecer, pois há muito pouco skill num jogo onde só há duas escolhas, ou all in ou fold.

    Hyper turbos são do pior que há. nao sei como conseguiste tanta sorte em tantos anos.

    Espero que tenhas muito sucesso em MTT´s agora, esses são jogos de poker, hypers não são nada.

    Tenho te acompanhado sempre, e este ano os gráficos que via assustavam me um pouco.

    É de certeza a mudança que devias ter feito à mais tempo, fico contente por isso, boa sorte e nos próximo anos espero que tragas uma bracelete para portugal.

    Força André

    ResponderEliminar
  11. Atenção não estou contra ti em nada, li agora a minha mensagem e pareceu me um pouco "arrogante" mas não é.

    É só uma opinião em relação aos hypers.

    Mas desejo te toda a sorte mos MTT´s e espero que chegues ao teu primeiro milhão ;) 

    Penso eu k seja o teu primeiro xD até já podes ter alguns

    ResponderEliminar
  12. Ola , eu começaria por Bis ate 50$ tentava fazer 2k-3k torneios e ver se poderia subir , bem sei q n es novato nisto e ja jogaste mtts

    mas parece me uma abordagem melhor , fica a ideia , boa sorte

    ResponderEliminar
  13. Ah .. eu li aqui algo sobre coaching , pois a minha opiniao é a que um dos motivos fortes para a "saturaçao" do pokeronline alem da crise e dos mercados segreg e precisamente a qtde de escolas online e coaching , mtos formatos estao a secar completamente
    muitas xs questiono me se um treinador que esta a dar um treino de uma hora por 100$ , pensa que essa mesma pessoa pode dizer aos amigos de graça!!! ou a um preço mais baixo o que aprendeu e assim sucessivamente ate a liquidez dos jogos desaparecer completamente , francamente todos queremos aprender e devemos faze lo mas isto nao e xadrez nem trading . Neste momento 
    existem de graça dezenas de videos bons e se todos os jogadores recreacionais os lerem os 3,5$ vao ficar breakeven p os melhores regs .

    ResponderEliminar
  14. Eu concordo contigo em bastantes aspectos.

    Sim, vou estar bastante mais dependente da variância no que toca ao que vou ganhar a jogar Poker. Até te digo mais, estou a contar ganhar substancialmente menos nos próximos  6 meses e menos nos próximos 18 meses.

    Mas é preciso olhar mais além do que isso e acho que neste momento é a melhor opção para os próximos anos.

    Também acho que se baixasse de stakes ia ter sucesso novamente. Mas é uma opção que me motiva menos e sem motivação não se faz nada de jeito.

    Eu não tomo decisões de carreira de animo leve. Pensei bem nas diversas possibilidades. Falei com as pessoas que iam ser directamente e indirectamente afectadas pelas minhas possíveis decisões e ouvi o que tinham a dizer.Esta foi a opção que me pareceu melhor e mais interessante a médio/longo prazo, embora seja pior a curto prazo.De qualquer modo, mesmo que corra mal, posso sempre voltar para os sit-n-gos e bater os mid-stakes outra vez!Eu agradeço o elogio e se tiver que cair, eu levanto-me com mais força :)

    ResponderEliminar
  15. Eu já dei coaching a algumas pessoas... 

    Quando jogava sit-n-gos 9-max turbo, cheguei a ter no blog que dava coaching por €100/h e depois cheguei a dar por €50/h. Lê os comentários aqui: http://www.ocantinhodocoimbra.com/2010/01/fotos-da-casa.html

    Durante 2009 tive ainda alguns meses a tal promoção e houve apenas 2 pessoas interessadas.

    Mais tarde, houve alguns amigos meus que estavam desempregados e sem rendimentos e peguei neles durante um ano, conseguindo que eles no final desse período ganhar 2-3 salários mínimos.

    No caso dos hypers 6-max era estúpido dar coaching porque eu jogava constantemente contra os mesmos jogadores e se desse coaching, ia estar a ganhar menos dinheiro por hora. Porque é que hei-de ensinar os outros a tirarem-me o dinheiro que ganho para a minha família?Se calhar nos MTTs vou eventualmente dar coaching, já que não sou tão afectado directamente por quem ensino. Mas, ainda falta bastante tempo para isso e logo analisarei a situação.A minha táctica do queijo tem funcionado bem nos últimos 4 anos em que tenho jogado a tempo inteiro e estou super satisfeito com a minha decisão de ter-me tornado profissional.

    Em relação ao rakeback, como na mercearia não perguntam se o dinheiro é pré-rakeback ou pós-rakeback, não tenho visto nenhum problema ;)

    ResponderEliminar
  16. Eu não vou renovar o SNE a jogar apenas MTTs. Como já disse antes, em Janeiro vou escrever sobre o plano para 2013.


    O meu pós-flop está muito mau de momento, sim.

    Em relação à questão da ponderação, é a mesma resposta que dei ao meninho.

    ResponderEliminar
  17. Eu discordo com o que disseste sobre hypers, mas agradeço a parte dos MTTs :)

    ResponderEliminar
  18. Obrigado pela sugestão :)

    ResponderEliminar
  19. Coaching, forums, vídeos, livros. Todos contribuíram para o jogo tornar-se mais difícil.

    ResponderEliminar
  20. A questão que ainda não vi colocada ao André foi se ele considera que este - HyperTurbos - é mais um formato que está "saturado" onde é impossível obter uma ROI+ ? Ou se ainda existem players com uma continua ROI positiva (ex: jorj95, etc..); ou até se estão aparecer novos players com qualidades diferentes que estão a conseguir obter resultados consistentes com ROI+?

    Uma coisa é o André sentir que não está disposto a "re-estudar" o formato para se adaptar a novos players, etc; outra é ter a convicção de que o formato esgotou todas as possibilidades de ROI+ uma vez que já há muita informação disponível de como se jogar bem os hypers (e como consequência os fields estarem inundados de players que sabem perfeitamente o que estão a fazer = margem de erro mínima possível).

    Só queria saber qual é realmente a tua opinião André.

    Obg

    ResponderEliminar
  21. Os jogos nos stakes mais altos estão sem dúvida alguma mais difíceis do que eram há um ano atrás e mesmo há dois anos atrás.

    Dito isto, eu acho que o Jorj vai conseguir ser pelo menos break even pré-rakeback, o que a considerar 3M VPPs/ano, são quase $400k que ele tira em rakeback (SNE etc etc).

    No meu caso em particular, neste momento, acho que a longo prazo é melhor para mim jogar MTTs.

    ResponderEliminar
  22. boas Andre so para te dar um abraço e desejar te o maior sucesso nesta nova etapa
    iur71

    ResponderEliminar
  23. Obrigado e abraço :)

    ResponderEliminar
  24. FORÇA e DEDICAÇAO vao levar-te bem longe agora na vertente de MTT's !!

    FORÇA!

    ResponderEliminar
  25. Andre,

    Primeiramente, boa sorte no processo de transição de SNG para MTT.

    Você poderia me indicar livros bons para SNG?

    Saludos do Brasil.

    Abs.

    ResponderEliminar
  26. [...] Achei que a melhor coisa para começar era por ler alguns livros. [...]

    ResponderEliminar