Balanço de Agosto

segunda-feira, setembro 01, 2014

Depois de ter tirado férias em Julho e mudado o meu estatuto no facebook para "noivo", voltei ao trabalho em Agosto!

Notação CRN

Antes de começar a jogar, passei cerca de uma semana a estudar, mudar o formato das minhas tabelas e trabalhar em algumas novas.

Já escrevi um post sobre este assunto, mas não expliquei o que mudei nas tabelas, pelo que vou aproveitar para o fazer agora.

Tradicionalmente estamos habituados a ver os ranges num destes formatos:

rangesnormais

O problema destes formatos é que são bastante extensos e para quem trabalha muito com situações de ICM fica difícil de os dizer e memorizar.

Uma solução para este problema é simplificar a forma como se escreve estes ranges chamada Row Notation.

Em vez de separar as mãos suited das off-suit, juntamos-las e nos casos onde há apenas uma mão suited metemos apenas o número da mão suited:


  • Row Notation: 22 A22 K22 Q28 J28 T27 947 846 746 64 54 43


Dizer "Às dois dois" é mais rápido do que dizer "Às dois suited, Às dois off-suit". Certo?

Aqui um range de apenas AQs no entanto seria apenas AQ, o que normalmente quer dizer AQs e AQo.

Ainda dá para simplificar mais e o que se faz é tirar partido da continuidade dos ranges!

  • Compressed Row Notation: Q28 28 27 47 46 46 443


A esmagadora maioria dos ranges são contínuos, isto é, se têm K22, normalmente também têm A22, pelo que uma simplificação que se pode fazer é começar a escrever o range a partir da primeira mão que não vá até ao 2 offsuit e a partir daí podemos indexar o resto à primeira letra.

No exemplo que dei, excluí 22, porque se não escrevermos um par, já sabemos que são todos os pares. Depois também não escrevi A22 nem K22, porque se começo em Q28 já sei que esses estão incluídos. A partir do J28 não escrevi o J, porque eu sei que a seguir às Damas são os Valetes e por aí em diante.

Por último quando há 3 ou mais números sozinhos no fim, junta-se os 3 e ficamos a saber que nos estamos a referir a 3 mãos diferentes suited.

Passei um dia a escrever um script para me converter as minhas tabelas do formato do Icmizer para o formato CRN e depois ainda foram mais uns dias a converter tudo.

Ainda demorei uma semana a habituar-me ao formato, mas agora já não quero outra coisa, porque consigo aceder à informação de forma muito mais rápida e compacta!

Embora não tenha sido eu a inventar esta notação, quis partilhá-la com vocês e se estiverem interessados em saber mais, podem ler mais no blog do awice.

Torneios

Em Agosto joguei 2 freerolls, 2 turbos de $215 e o Sunday Million em que fui anfitrião.

mttsAgosto

Infelizmente não consegui chegar aos prémios em nenhum deles e acabei por perder $645.

Hypers

Agosto foi o mês onde perdi mais nas mesas, já que acabei a perder $9K!

Pode parecer estranho ter um Av ROI positivo e ter prejuízo, mas isto acontece quando se tem bons resultados nos limites mais baixos e se perde dinheiro nos limites mais altos.

sngsAgosto

No entanto, acho que não posso dizer que foi um mês mau, já que fui buscar  $24K às Recompensas Estelares VIPBónus de Recompensas VIP e Créditos Cash Milestone.

Tudo contabilizado foi um mês onde terminei com um lucro de $15K.

Fica aqui então o gráfico mensal dos hypers:

graficosngsAgosto

Antes de terminar a secção dos hypers, quero dizer que fiquei muito contente por terminar o mês com a bandeira Portuguesa no top10 mundial de sit-n-gos!

Isto já não é um ou dois meses de sorte, já é o trabalho contínuo de 8 meses :)

sharkscopeAgosto

VPPs

Mesmo passando a primeira semana do mês sem jogar e depois começar com stakes mais baixos, em Agosto foi o mês em que consegui mais VPPs:  200K!

vppsAgosto

Também pode gostar de

20 comments

  1. Já acompanho o teu trabalho há bastante tempo e recentemente comecei a jogar regularmente os sat hypers (micros) por tua causa. Os resultados não são nada de especial (850 - 2% ROI) mas sempre que posso acompanho as tuas mesas e vou aprendendo!

    Pensas algum dia ser "melhor" que o George Lind!? Alguma vez isso te passou pela cabeça!? Qual o desafio para 2015!? =)



    Abraço e gl!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Paulo!

    É possível, mas é muito difícil. O Homem é uma calculadora de ICM humana e é bom em tudo incluindo mixed games, etc.

    Ainda não sei exactamente o que quero fazer em 2015 para ser sincero. Tenho que ver como correm as coisas nos hypers, com quanto dinheiro termino o ano, como me sinto, se renovo com a PokerStars, etc. Há muitas variáveis!

    Abraço e melhor sorte nesses hypers!

    ResponderEliminar
  3. Ele pode até ser a calculadora de ICM mas tu és o André Coimbra e segundo amigos em comum tambem nao te safas nada mal a matematica! =P
    O George ja joga ha muitos mais anos que tu e acho que quando tiveres os mesmo anos de hypers que ele vais ter melhores resultados! Sinceramente eu acredito!


    Se a Pokerstars nao renovar o teu contrato alguma coisa está muito mal com a sala! A menos que seja tua vontade nao renovar! De todos os Team Pro ou Online sao poucos aqueles que se dedicam tanto a ajudar ou a promover o jogo como tu, Pessagno ou Akkari. Seria um tiro no pé!


    keep the good work! GL!!! abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas
    Parabéns pelo excelente trabalho que tens vindo a desenvolver ao longo dos anos quer a nível do poker quer profissional, continua !
    não sei se me podes ajudar, mas gostava de saber se me podias esclarecer umas coisas em relação ao HM2, eu ando de volta de forums e enviar emails ao support e ninguem me faz nada ... já pesquisei tudo e mais alguma coisa e não arranjo solução para o meu problema .

    Espero por uma resposta tua , keep going :D

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Eu gostava de te ajudar, mas se no support não te conseguem ajudar, em principio eu também não consigo :(

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelos elogios Paulo!
    Abraço e gl!

    ResponderEliminar
  7. pois .. obrigado na mesma , mas acho que se vai resolver, vou falar com eles online e pelo teamviewer .
    Na esperança desta situação se resolver .
    Mais uma vez felicidades pelo bom trabalho que tens vindo a fazer com muito empenho e dedicação !


    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá André, este artigo da notação não podia ter vindo em melhor altura, eu e mais um colega estamos a iniciar o estudo do ICM, e começámos logo por ter dificuldades em estruturar uma tabela... Obrigado pela tua simpatia em partilhar pequenas coisinhas que tornam a nossa aprendizagem melhor... Apesar de não termos muita experiencia, e do ICM ainda ser algo abstrato para nós, a ajuda que já deste nos videos onde incidiste sobre o ICM foi bastante útil.... Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pelo comentário Peter e espero que vos corra tudo bem!

    GL :)

    ResponderEliminar
  10. Olá André, antes de mais queria dizer-te que admiro bastante o teu trabalho e considero-te o exemplo a seguir. Estou a contactar-te pois precisava de ajuda na construção de tabelas. Eu sei que ja publicaste algumas coisas sobre o tema mas alguma vez publicaste tabelas que foram concebidas por ti? Quais para ti os factores mais importantes na construçáo de uma tabela? Se puderes deixar-me umas dicas, agradecia-te imenso. Abraço

    ResponderEliminar
  11. Olá Rafa Mano,

    Obrigado pelos elogios!
    Relativamente Às tabelas, as que eu uso são feitas por mim.
    A ideia é construíres tabelas com as questões que encontras mais frequentemente enquanto jogas!

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Agradeço-te imenso pela resposta, poderias-me só dizer se conheces algum sitio onde possa encontrar umas tabelas decentes que possa utilizar como referencia?

    ResponderEliminar
  13. Compra o livro "Kill everyone"

    ResponderEliminar
  14. Olá André, meu nome é Junior sou do Brasil, te admiro muito sou um grande fã mesmo.
    André vejo que joga os toneio 6max Hypers, com entrada para torneios, a duvida é a seguinte você cancela o registro e ganha T$, mas os T$ somente servem para mais torneios, como você faz pra trocar por dinheiro real?

    ResponderEliminar
  15. Olá Junior!

    Obrigado :)

    Quando fico em 3º lugar o prémio é em $ real então vou convertendo aos poucos .

    ResponderEliminar
  16. Boas André! Espero que esteja tudo optimo contigo.

    Uma dúvida em relação ao grafico "show adjusted winnings" do HM. Ele é fiavél em relação ao 6 max hypers?

    Abraço e continuação de bom trabalho

    ResponderEliminar
  17. Bom dia Andre,
    Jogo poker á algum tempo, embora tenha estado sem jogar este ultimo ano por motivos profissionais, irei começar agora de novo..
    A minha questão é a seguinte,, jogava mais MTT, Mas dado te ter sempre acompanhado nas mesas nos hypers turbo, estou a tentar entrar por esse caminho por agora.. Embora bem mais baixos que os teus..


    Este é o grafico do dos hypers, Gostava de saber se devo continuar, ou jogar mais mtt..


    Obrigado

    ResponderEliminar
  18. Se estás a ganhar $35k continua!

    ResponderEliminar
  19. Vinícius Costa Collaço23 de setembro de 2014 às 19:12

    Olá André, parabéns pelo post está me ajudando bastante a melhorar minhas análises e estruturar meu jogo, mas tenho algumas perguntas a fazer...



    1- como você escreve na notação CRN ranges que possuam gaps, como por exemplo A2s+,A7o+, A5o. você faz alguma notação específica tipo A27*5, ou simplesmente desconsidera o A6o e coloca como A25 mesmo?


    2- Atualmente, eu sou regular de Sng's de 1 mesa (9 jogadores Turbo), e estou começando a fazer minhas tabelas usando o Icmizer, começando pelos ranges de call a partir do BB pois tem menos variáveis, mas fico em dúvida se utilizo os cálculos de ICM puro ou o FGS, você acha que tenha muita diferença nos dois resultados?


    3- Você comentou que fez um script para transformar a notação do Icmizer para CRN, qual programa ou programação você usou para isso? Foi em VBA no excel mesmo?


    acho que por enquanto é isso :D, Parabéns mais uma vez pelo trabalho, você é uma inspiração para mim e acredito que para muitos também

    ResponderEliminar
  20. Olá Vinicius!

    1) Costumo meter A27. Perde-se um pouco de informação, mas é um sacrifício aceitável já que as tabelas ficam a ocupar metade do espaço e consigo ter o dobro das tabelas no mesmo espaço.

    2) Há diferenças entre FGS e ICM normal. Depende muito da situação, quanto mais impacto tiver o que se passar na jogada seguinte e os outros jogadores jogarem de forma previsivel mais importante é o FGS.

    3) Fiz em javascript.

    Obrigado e boa sorte! :)

    ResponderEliminar