Balanço de Setembro

quinta-feira, outubro 02, 2014

Em Setembro joguei 202 horas de segundo o Holdem Manager e penso que passei um pouco mais de 40 horas a estudar. Foi sem dúvida o mês em que trabalhei mais em 2014 e penso que o 2º ou 3º na minha vida!


20140113113113_calendar-coimbra

Para acordar a sentir-me fresco e bem eu costumo ter que dormir 10 horas (definitivamente não tenho o "Gene Marcelo") e durante Setembro andei a dormir 6-7 horas por noite, acabando muitas vezes as sessões às 2 da manhã e acordando na manhã seguinte (ainda um pouco cansado) para estudar e preparar o dia.

A minha dieta penso que foi perto de perfeita (tendo em conta o que sei), sendo que o único doce que comi no mês inteiro foi uma bola de gelado e a nível de fritos, comi batatas fritas apenas duas vezes. Também não toquei em cafeína! No entanto, mesmo treinando 3x por semana, ganhei 1KG devido ao stress e "maus horários".

Atenção, que não estou preocupado com ter ganho 1KG, só quero deixar claro que tenho noção que o horário que fiz em Setembro não foi a pensar num estilo de vida equilibrado nem nada do género. Foi bastante duro e foi um pequeno sacrifício que fiz a curto prazo para poder ter um estilo de vida melhor para mim e para a minha família a médio e longo prazo.

Vamos agora aos resultados...

Hypers

Isto não é muito significativo para o balanço do mês, mas como tenho falado dos "shots" que tenho dado nos meses anteriores, vou falar do que dei em Setembro.

Dei um"shot" de 10 buy-ins nos sits de $1.8K!

Achei que tinha edge em alguns deles e embora não tivesse condições de perder 100 buy-ins, se perdesse 10 não me ia prejudicar a minha capacidade financeira de jogar o nível inferior ($714s).

ss+(2014-10-02+at+03.07.27)

Como podem ver pela imagem de cima, acabei "break-even" ao fim de 159 sits desse valor e gastei $5.5K em rake, o que dá um balanço total de cerca de +$3.4K, ou seja 2 buy-ins positivo.

ss+(2014-10-02+at+03.25.43)

Vamos agora ao total do mês:

Screen Shot 2014-10-02 at 10.24.54

Acabei o mês com um lucro de $32.5K nas mesas e mais $42.5K de Recompensas Estelares VIPBónus de Recompensas VIP e Créditos Cash Milestone.

Isto dá um total de $75K e foi de longe o meu melhor mês de 2014!

É preciso ter em atenção que isto não tem nada a ver com alguém que ganha $75K num torneio. Aí só estamos a contabilizar os ganhos de 1 torneio e não as perdas dos restantes torneios do mês ou do ano. Eu aqui estou a contabilizar tanto os torneios que perdi, como que ganhei, podendo falar efectivamente de lucro!

Gráfico:

Screen Shot 2014-10-02 at 10.32.51


Como podem ver no gráfico, o mês começou muito bem com um upswing bastante grande, incluindo o meu melhor dia de sempre em sit-n-gos, onde acabei positivo $40k +pontos e me meteu nos +$70K no mês. Depois tive um downswing em que perdi cerca de $60k numa semana e posso-vos dizer que não é nada agradável ver menos $60K na conta ao fim de uma semana!

Por um lado ainda estava +$10K no mês, mas tinha a sensação que já só conseguia perder e ao mesmo tempo aquele dinheiro já esteve no cashier e naquela altura já não estava. Aqui muitas pessoas pensam "será que devia ter parado enquanto estava a ganhar?", mas não podemos ficar parados nesse tipo de pensamentos e temos que nos concentrar no que realmente conseguimos controlar...

Não controlamos os resultados diários e mesmo nos resultados mensais temos um controlo limitado. O que controlamos realmente é a gestão de banca, o número de horas que jogamos, horas que estudamos, a nossa forma física e a forma como encaramos as situações de um ponto de vista psicológico.

Com o downswing eu comecei a sentir-me exausto psicologicamente. Estava a ver as minhas mãos à frente a perderem para uma carta milagrosa no river e coisas do género, os adversários a abrirem 50% das mãos mas terem sempre o nuts quando dou call e isto que desgasta muito!

Quando estão all-in, costumam pedir a vossa carta ou pedir para "holdar", "segurar", etc quando estão à frente? Isto dá mais emoção ao jogo certamente, mas no meu caso em que faço centenas e centenas de all-ins por dia acaba por cansar demasiado e deixa-me mais vulnerável psicologicamente.

O que comecei a fazer para evitar este mau hábito de estar à espera para ver se ganho ou perco e me sujeitar ao impacto emocional, foi começar a pensar qual é a equity que tenho em cada street. Na maior parte dos casos é simplesmente contar o número de outs que quem está atrás tem e multiplicar por 4 no flop e 2 no turn.

Isto pode parecer algo banal, mas permitiu-me desligar um pouco a parte emocional e o desgaste derivado da mesma, concentrando-me no que realmente se estava a passar!

Depois quando o adversário tinha por exemplo 8% de equity, mas eu ganhava, eu lembrava-me que embora tenha ganho, ele vai ali ganhar 8% das vezes e vice-versa. É muito fácil esperar ganhar sempre com AA vs 22, mas temos que nos lembrar que 22 ganha 1x em cada 5.

Experimentem e digam-me se resulta para vocês! :)

VPPs

Consegui alcançar Supernova Elite pela 5ª vez na minha carreira de jogador profissional!

10678789_703224273099878_3213690546210941017_n

Para além disso, acho que foi o mês em que consegui mais VPPs na minha carreira, o que foi um resultado de ter um volume tão grande com um average buy-in tão alto.

Isto só foi possível com muito estudo nos meses anteriores e no próprio mês de Setembro, sendo que a maior parte do dinheiro que ganhei veio de jogadores profissionais, pelo que não é de modo algum "easy money"!

Torneios

Não há milagres..., joguei 7 torneios durante o mês inteiro e foram sempre fields grandes com um entradas caras, pelo que o mais normal é mesmo acabar no vermelho.

Screen Shot 2014-10-02 at 10.43.39

A PokerStars dá um bilhete a quem atinge Supernova Elite para jogar o Main Event do WCOOP de $5200. Não costumo contabilizar isto no cálculo do rakeback porque não é 100% liquido, mas vou explicar porque não joguei um dos maiores torneios de Poker de 2014.

Eles dão a opção de dividir este bilhete em bilhetes mais pequenos para torneios dos "COOPs" (TCOOP, SCOOP, WCOOP) e entre jogar um evento de $5k que começa às 19:30, depois de dois meses super cansativos de hypers, ou dividir o bilhete em bilhetes mais pequenos para usar no futuro, foi uma decisão fácil!

Tento sempre pensar nos torneios que jogo com estes bilhetes, como freerolls e acaba por de certa forma compensar os torneios que jogo por engano quando me esqueço de fazer "unregister". No entanto, é óbvio que o sharkscope não sabe se o dinheiro saiu do meu bolso ou veio de tickets e acaba por fazer os meus resultados nos torneios ficarem um pouco piores do que a realidade.

Acabei por ainda jogar 2 eventos com este "crédito" e sobraram $4770 para usar no próximo ano como podem ver pelo e-mail seguinte.

Screen Shot 2014-10-02 at 10.50.01

Objectivos

Vou tirar uma semana de férias em Outubro, que é uma parte fundamental de um bom plano de trabalho!

Depois quando voltar, o plano vai ser dedicar 5 dias por semana a torneios e à escrita, tal como um dia por semana (terças) aos hypers até ao final do ano.

Ainda quero desbloquear a próxima milestone e juntar FPPs para comprar um pacote para o PokerStars Caribbean Adventure (720K FPPS para SNEs).

Também pode gostar de

29 comments

  1. olá André!


    Estes resultados de Setembro para quem te segue não são uma surpresa! Os meus Parabéns!


    Objectivos até final do ano não passa por liderar nenhuma tabela do sharkscope!?


    Tu que estas seguramente no top3 de jogadores de hypers o que achas dos novos torneios spin&go!? À primeira vista parece me interessante pra quem queira fazer uns all ins durante 1horita mas do ponto de vista de volume parece me bastante desinteressante, qual a tua opinião!? Criados na maioria para os recriativos!? Já vi Team Pros a joga-los...


    Pra quando mais videos!? Pra quando um video sobre estudo!?


    um abraço, parabens e boas ferias!

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns André pelos excelentes resultados com dedicação e trabalho tudo é possivél!
    tenho uma questão onde coloca a tabela "vamos agora ao total do mês" tem total rake profit etc é feita com o Holdem manager ou utiliza outra aplicação e como posso fazer a mesma! cumprimentos e boas férias!

    ResponderEliminar
  3. Boas André!

    Parabéns pelos resultados! Não sendo uma surpresa para quem te acompanha, certamente deixa-nos a todos com água na boca :)

    Gostaria ainda de te dizer que revi (eu diria antes, "vi com olhos de ver") os teus videos de 45máx e superior, corrigi algumas coisas no meu jogo usando pequenos detalhes que tu fundamentavas nos teus vídeos e não tendo uma sample ainda muito grande, claramente os resultados melhoraram... por isso OBRIGADO! =)

    Por último gostaria de te fazer uma pergunta. Creio que já falaste no passado várias vezes nos teus setup´s de trabalho e provavelmente até já falaste disso mas se não for incómodo gostaria de saber qual o mouse que usas ou se possível sugerires un(s) que possam ser os mais indicados para quem joga muitas mesas e como tal tem a necessidade de estar constantemente a correr todo o ecrã =)

    Abraço e continuação de boas cartas!

    ResponderEliminar
  4. Bom resultado André!
    Aproveita agora o descanso para ainda voltares mais forte, vamooooo

    ResponderEliminar
  5. Carrega Coimbra! se quiseres fazemos um business... eu ponho-te a comer como deve de ser e a malhar no ginásio e tu pões-me a jogar hyper-turbos like a champ ahahahah abraço e melhor sorte em outubro!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia André


    Será que me poderias dizer como lidas com as dowswings, tens algum plano parar de jogar e estudar e dar umas tacadas de vez em quando para aumentar a confiança, ou apenas estudas durante um tempo e voltas atacar?


    cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. André Brito Coimbra4 de outubro de 2014 às 10:33

    ahah!

    Obrigado e abraço :)

    ResponderEliminar
  8. André Brito Coimbra4 de outubro de 2014 às 10:33

    Bom dia,


    Nos últimos tempos o que tenho feito é ou jogar mais baixo, ou simplesmente ser mais selectivo nos jogos que jogo (jogar jogos com mais edge) e forçar-me a estudar diariamente 2-3 horas para além das horas de grind.

    Se me estiver a sentir exausto também posso tirar 1 semana de férias do poker ou algo do género.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. André Brito Coimbra4 de outubro de 2014 às 10:34

    Obrigado Nuno!
    Os gráficos que usei no post são do sharkscope.com
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  10. André Brito Coimbra4 de outubro de 2014 às 10:34

    Obrigado Armando!

    ResponderEliminar
  11. André Brito Coimbra4 de outubro de 2014 às 11:22

    Obrigado Rui!

    Fico muito contente por os meus vídeos te serem úteis! :)

    Tenho um Razer Naga epic e um Logitech M570. Vai Às definições do rato e aumenta a sensibilidade!

    Abraço e boas cartas :)

    ResponderEliminar
  12. André Brito Coimbra4 de outubro de 2014 às 20:13

    Olá Paulo,

    Obrigado!

    Já estou bastante bem classificado em algumas learderboards, mas não é algo que me preocupe. A preocupação vai ser mesmo juntar os VPPs finais e escrever um livro.

    Os spin & gos são um excelente formato para os jogadores recreativos e onde há os jogadores recreativos é onde dever haver os profissionais :)

    Não sei agora quando vão haver mais vídeos, mas depois digo no blog.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  13. Vinícius Costa Collaço5 de outubro de 2014 às 23:03

    Parabéns pelos resultados André, certamente é fruto de um excelente trabalho e fico agradecido por poder compartilhar isso com seus seguidores.


    Bom descanso e volte com tudo

    ResponderEliminar
  14. André Brito Coimbra5 de outubro de 2014 às 23:32

    Obrigado Vinicius!

    ResponderEliminar
  15. boas
    antes de mais quero dizer que acompanho o blog há já algum tempo e tirando as escepçoes á regra cada um tem o que merece, e o coimbra merece estes resultados e ainda muito mais....gostaria de saber se o livro esta para breve, se vai ser em ingles, ou portugues e dos livros de mtt no mercado será mais familiar com qual? quando saberemos como será a conteúdo do livro, se falará de icm, do holdem manager, nash,etc
    Muitas felicidades,os meus sinceros parabéns, e já agora umas boas ferias, são bem merecidas !

    ResponderEliminar
  16. Andre es absolutamento um prodigio :)

    ResponderEliminar
  17. André Brito Coimbra6 de outubro de 2014 às 20:46

    Prodigio é um bocado forte, mas agradeço o elogio! :)

    ResponderEliminar
  18. André Brito Coimbra6 de outubro de 2014 às 21:14

    Olá Miguel,


    Quando tiver algo mais em concreto feito eu depois dou mais detalhes aqui no blog :)

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  19. Hey! Parabens pelos resultados André.
    Mas reparei num pormenor, que te esforçaste por nao consumir cafeina, quais são as razões principais?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  20. Boas andré
    Parabens por esses resultados, és uma inspiração para todos nós.


    Queria que me explicasses o rakeback como funciona, por exemplo alguem que faça 1500 sits de $3.5 e tenha um roi de 20%, isto dá algo como 1000 de lucro só em ROI.


    Depois vem o rakeback, e como funciona isso? é trocando os VPP´s por dinheiro na loja?


    Nunca entendi muito bem isso de rakeback


    E como estou a entrar para os de 3.5 e mais tarde para os de $7 gostava de saber como funciona tudo isso.


    Por exemplo se fizer 30 000 sits de 7 num ano vou ganhar 100 000 pontos, como faço depois?

    ResponderEliminar
  21. Obrigado pela resposta, era mesmo isso que queria, é um sistema fantastico.


    E mesmo que se acabe no red, o rake back pode ajudar muito a acabar no green

    ResponderEliminar
  22. Ola coimbra, vi a algum tempo que ias lancar um livro... Tenho andado a ler o secrets of sit and go`s mas como nao domino o ingles, tenho dificuldade de compreender certas partes. Podes me dizer como esta essa situacao? Ou se ha algum em portugues semelhante.

    ResponderEliminar
  23. Em Portugues penso que nao há grande coisa escrita. Podes ver os meus videos no meu canal do youtube, tal como os do Andre Akkari e do Caio Pessagno.

    Se tiveres possibilidade recomendo-te seriamente a ter umas aulas de Ingles! Hoje em dia é uma desvantagem muito grande nao conseguir ler conteúdo em Ingles.

    ResponderEliminar
  24. Ola Andre
    Parabens pela tua carreira.
    Será que os pros jogarem estes spins não tem a ver com uma forma de publicitar os mesmos?
    Boas férias, sem descanso não há bom trabalho.

    ResponderEliminar
  25. Obrigado!
    Acho que podes fazer a mesma pergunta para qualquer formato que um pro jogue, nao? :P

    ResponderEliminar
  26. Olá André, tudo bem? Decidi jogar os hiper também, começando pelos micros, no sharkscope vi que você joga em média 150 torneios pelos FPPs. Como é a escolha? Eu quando jogo, escolho os satélites para o Sunday Storm. Mata a curiosidade de um fã brasileiro!!!! Um abração e VAMOOOOOOOOOOOOOO !!!!!!

    ResponderEliminar
  27. Olá Gerson,

    Tudo bem e consigo?
    Eu costumo jogar os satélites de 4500 FPPs para o Sunday Million, que acabam por ser $74, mas mais fáceis.

    Se estiver a jogar low stakes, os do Sunday Storm parecem ser uma boa opção para converter os FPPs em t$. É uma questão de ver qual é o valor que está a obter na conversão e comparar com as restantes opções.

    Abraço! Vamo :)

    ResponderEliminar