O que eu fiz aqui?

segunda-feira, julho 11, 2011

No último Que fariam aqui?, deixei a seguinte situação:

Posso dizer já que eu optei pelo Fold, o johnnyka19 mostrou algo do género A6o e o woozah123 ATo.

Houve muita gente a dizer que era Fold e um pouco menos a dizer que era Call. Eu entendo ambas as partes e é por isso que achei que seria uma mão interessante para debater. Muitas vezes o importante não é a jogada que se faz, mas o porquê da jogada e a maior parte dos leitores tinham argumentos válidos. Não concordo porém, com quem disse algo do género "Acho que a jogada correcta era Fold, mas eu dava sempre Call". Se acham que uma determinada jogada é correcta, façam-na!

Passando agora à análise... Eu dei 30% ao jogador do Button e 15% ao jogador da SB. Ambos os valores são uma estimativa baseada na minha experiência. Talvez pudesse dar um range ligeiramente mais tight a eles, mas vamos ver o resultado com estes ranges...

Segundo o SngWizard precisamos de AA para dar aqui o call e com os ranges que meti, perdemos 5.4% de equity nesta jogada se dermos call com o QQ. Porque é que isto acontece? Porque ao dar-mos call temos que ganhar a ambos os jogadores para ganhar o torneio e caso pelo menos um deles tenha uma mão melhor que a nossa perdemos o torneio. No entanto, se optarmos pelo fold, vamos ganhar o torneio sempre que o Button ganha a mão, mais a possibilidade de ganhar numa das mãos seguintes.

Esta situação é interessante, porque, antes da mão temos 24.5% de equity e se dermos o call, passamos para 25.67%. Ou seja, ganhamos 1.17% de equity! No entanto, se optarmos pelo fold passamos para 31.07%, ou seja, ganhamos 6.57% de equity. É uma situação em que a acção anterior a nós é extremamente favorável e podemos fazer o que quisermos que ganhamos sempre dinheiro nesta situação, podemos é ganhar substancialmente mais...

Se os metermos com ranges mais tights ainda vai ser uma situação pior para o QQ e acho que não vão ter ranges mais wide do que os que meti, pelo que penso ser uma análise completa.
------
Venham também jogar comigo no meu HomeGame
Antes de comentarem no blog, por favor leiam o F.A.Q., que podem lá encontrar as respostas às perguntas que tiverem

Também pode gostar de

10 comments

  1. Por iss é que te considero o melhr jogador de SNG's de Portugal ;)

    Keep on it!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela tua analize, André.
    Sem dúvida que é muito importante para aqueles que seguem o teu blog, apanharem estas dicas sempre que aparecem, pois ajudam bastante na nossa evolução.
    Mais uma vez obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Porque ao dar-mos call temos que ganhar a ambos os jogadores para ganhar o torneio e caso pelo menos um deles tenha uma mão melhor que a nossa perdemos o torneio. No entanto, se optarmos pelo fold, vamos ganhar o torneio sempre que o Button ganha a mão, mais a possibilidade de ganhar numa das mãos seguintes.
    E fez-se luz ,esta é a explicação que me abriu os olhos,pois essa coisa do sngwizard não faz parte das minhas hablitações.
    Obrigado e dá cabo deles já que eu não posso

    ResponderEliminar
  4. André,

    A questão do "eu acho que é fold, mas dava call, na altura", é porque na mesa tudo acontece mais rápido e não pensamos em todos os pormenores (com mais estudo, como tu fazes, esta frase começa a ter sentido menos vezes).

    O meu comentário já não está no post (deve ter sido alguma perda do blogger), sou uns dos que acha que dava muitas vezes call, mas ao ver a equity e tendo mais tempo foldava.

    ResponderEliminar
  5. Boas André,

    Uma questão, comecei recentemente a jogar na Stars vindo da outra sala que teve licença suspensa. Como faço para que o histórico de mãos fica gravado no PC para o analisar no SnGWizzard?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Bom fold André , optaria pelo mesmo na mesma situaçao que tu ;)

    ResponderEliminar
  7. Quer dizer a jogada apenas e lucrativa com AA? Acho tao Nit, tao Nit.Vamos considerar que o Range de call da BB seja os tais 15% o que e um range em que estas muito bem com QQ. A unica explicação que encontro para o fold e a possibilidade do BT eleminar o SB, Mas considerando o range de ambos a SB vai ganhar a mao perto de 60% das vezes e nestes 60% das vezes vais ter de fazer push any 2 para manter a fold Eq e vais levar call facil das outras stacks. Se estiver a mudar a blind vais estar comited na proxima bb. Eu fazia fold se fosse o bigstack a dar call ao shove do woozah123(aqui as proabilidades baseadas nos mesmos ranges eram 60% a teu favor) Ja agora e se tivesses mais uma ficha que o woozah123 o que fazias? Mesmo que o bigstack ganhasse a mao aos 2 ganhavas o bilhete. Aceito a matematica e sem duvida que o fold e lucrativo,mas acho que o call neste spot deve ser considerado com QQ+ e nao so com AA
    Mais uma exelente mão,
    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Obrigado a todos!

    André: Escolhes no lobby da PokerStars para gravar as Hand Histories. Em caso de dúvida em como o fazer, manda um mail para support@pokerstars.com a perguntar que eles ajudam-te gratuitamente :)

    lmrelvas: Ambas as jogadas são lucrativas, mas ganhas mais se só deres call com AA. Imagina que numa jogada ganhas $1 e na outra $3, ao fim de 10,000 jogos em que apareçam situações destas isto é tudo somado e passa de uma situação matemática para dinheiro na tua conta bancária!

    Tu estás a considerar o teu range só contra o SB, mas tens que considerar o teu range contra ambos os ranges. Usando o teu exemplo dos 60%, se ele ganhar 60%, quer dizer que 40% das vezes ganhas sem ter que arriscar uma ficha na jogada e isso vale muito!

    Respondendo à outra pergunta, se tivesse mais uma ficha que o SB, era INSTANT CALL e nem era preciso ver no sngwizard :)

    Espero que tenha ajudado, sintam-se à vontade para fazer mais perguntas em relação à situação em questão.

    ResponderEliminar