Ask the pro: gestão de banca

terça-feira, novembro 08, 2011


Muitas pessoas jogam Poker durante um determinado período de tempo e quando já têm alguns ganhos começam a questionar-se sobre a possibilidade de se tornarem profissionais.
Uma das perguntas que me deixaram no "Ask the Pro" era sobre essa temática e sem mais demoras, deixo-vos aqui a pergunta e a resposta:


Pergunta:

Tenho jogado com algum lucro, essencialmente obtido através de bónus e rakeback, torneios double or nothing (na maior parte das vezes) e um pouco de tudo. 
Principais problemas: 
- variar constantemente de jogo e de sala
- tilt (numa hora sou capaz de destruir o trabalho de um mês por ex. jogando nl 200 com banca inferior a 1k)
- lidar com a pressão quando após subir de limites as quantias de dinheiro começam a ser significativas para o meu dia a dia
Gostaria de estabilizar num jogo/ sala e melhorar os meus problemas e aumentar os meus lucros.faço algum lucro e jogo há cerca de 3 anos, a minha banca varia muito (entre saques e tilt) mas anda normalmente pelos 1000 euros


Resposta:

Penso que aqui o problema principal é não saberes bem o que o Poker representa para ti.
Por um lado queres que seja um part-time que complemente os rendimentos do teu trabalho, mas por outro lado fazes uma gestão de banca um bocado amadora e acabas meu perdido.
Se estiver enganado e quiseres simplesmente continuar a jogar pela adrenalina ou pelo divertimento, peço desculpa e ignora o que vou dizer a seguir.

1) Escolhe apenas um jogo e dedica-te aprendê-lo, se possível dominá-lo. Os outros jogos, estão a desviar-te do teu objectivo.
2) A gestão de banca tem que ser sagrada, joga sempre com PELO MENOS 50-100 buy-ins para sit-n-gos.
3) Os cashouts têm que permitir o crescimento de banca. 
    O que podes fazer é por cada sit-n-go que jogues, defines uma percentagem do lucro que é para cashout. Podes considerar o rakeback nas contas como quiseres.
    Ex.: Jogas sits de $10 com um roi de 10%, ou seja ganhas $1 por torneio, podes definir que vais tirar 80% do lucro, ou seja $0.80/torneio. No final do mês, jogaste 500 torneios, tiras $400.

Estas 3 regras permitem-te ir subindo a banca, visto não tirares 100%+ do lucro e ao mesmo tempo ter alguma estabilidade nos cashouts. Se estiveres a fazer tudo direitinho e correr bem, vais subindo a banca, subindo de stakes e tirando um salário estável. Se a coisa não estiver a correr bem, a banca vai automaticamente fazer-te baixar de limites, até encontrar o limite onde és ganhador, porque és obrigado a jogar sempre com X buy-ins ([50,100]).
Nunca vais ter o problema das quantias de dinheiro serem muito altas, porque existe automaticamente um ajuste no dinheiro da tua banca e do teu dia-a-dia :)
Só te tens de preocupar em seguir o plano, estudar o jogo para melhorar e jogar.


Espero que tenha sido útil este post, deixem comentários com a vossa opinião sobre o tema e a vossa história!

------
Venham também jogar comigo no meu HomeGame
Antes de comentarem no blog, por favor leiam o F.A.Q., que podem lá encontrar as respostas às perguntas que tiverem

Também pode gostar de

23 comments

  1. Olá André

    Muitos parabéns por tudo o que fazes pelo poker em portugal, para mim és o número 1(não tem só a ver com resultados, pelo contrário.

    Em relação á gestão de banca, quantos buy-in para hypers?

    Abraço e Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Hugo: Obrigado pelo comentário.
    Para começar 100 buy-ins, mas recomendo depois 200 buy-ins se não quiseres estar sempre a subir e descer de níveis, porque efectivamente eu tenho downswings de 100-130 buy-ins pré-rakeback.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. ola André

    essa gestão de banca tem que ser o principio básico para qualquer jogador. com uma boa gestão de banca e com alguma prática/estudo penso que até nos micro limits se consegue construir uma banca apetecível principalmente para a situação do país.

    André continua assim, a tua humildade e acessibilidade tornou-te uma das maiores referencias do poker nacional

    ResponderEliminar
  4. Pá gostei da ideia em geral e teoricamente a tua gestão de banca é perfeita pois a probabilidade de falencia é de 0%.

    Em extensão a tua resposta..

    As subidas e descidas causadas por variancia podem afectar o Agame por excesso ou por defeito de confiança, tudo depende do poker mindset do jogador.

    O número de buy ins que devemos ter para um formato depende da variancia influenciada pela estrutura e pelo roi,
    my advice: observem os regulares do formato e tentem relacionar o roi com os swings, assim têm uma ideia do que vão encontrar.

    Eu acredito que os melhores gestores de banca possam ser os jogadores de high stakes cash e mtt's.

    there are plenty of tips spread around the web, gl guys.

    ResponderEliminar
  5. Boas André,

    Desde o meu mt obrigado por tudo que tens feito por nos.

    A minha pergunta é a seguinte, eu jogo cash hu e gostaria de saber com quantos buy-in consigo fazer uma boa gestão de banca.

    Obrigado e boas cartas

    ResponderEliminar
  6. obrigado a todos!

    rafgonc: Honestamente não sei que não jogo cash. Para sngs recomendam isto: http://www.husng.com/content/bankroll-management Mas honestamente não sei até que ponto é diferente.

    ResponderEliminar
  7. André...

    Antes demais parabens pelos teus resultados que estão muito mais animadores que na altura em q renovast o estatuto. Já agora há sites que ainda consegue-se ver no minimo o teu percurso e fazendo as contas, os teus resultados.

    É possivel trocar 530dol de torneio, por dol? para o nick sbarbosas83
    Se for deixa aqui um comentário com valor da troca e eu aceito logo a troca.

    Obrigado e boas cartas...

    ResponderEliminar
  8. Fala irmão, com toda humildade gostaria que vc acompanhasse meu pequeno grind e se possível dar-me dicas de como melhorar ok
    Da uma olhada no meu blog lá: http://lobaopoker.blogspot.com

    abç e ficha na tela...

    ResponderEliminar
  9. Boas André,

    Já sigo o teu blog a algum tempo e parabens pelo teu crescimento tanto a nivel pessoal como no poker

    Continua com o excelente trabalho

    ResponderEliminar
  10. Obrigado a todos!

    simao: dou $528 por t$530. podes inicializar e deixar um comentário para eu saber.

    lobao: boa sorte nos fifthy50 :)

    ResponderEliminar
  11. Obrigado, André...

    Já iniciei a transferencia.

    obrigado...

    ResponderEliminar
  12. valeu André, boa sorte nos games ai, conte com minha torcida, aliás, qual seu nick pra que eu possa acompanhar seus jogos? Abç e ficha na tela....

    ResponderEliminar
  13. Olá Andre,

    podes trocar €T? deixo aqui os dados:
    sn: M0r3ira, €T: 55, €: 53

    ResponderEliminar
  14. Simao: acho que me esqueci da tua transferência, se poderes inicializa outra vez e deixa os teus dados num comentário para eu o fazer também.

    lobao: acoimbra

    Ricardo: tu não inicializaste a troca.

    ResponderEliminar
  15. Andre já inicializei troca, outra vez. Disponivel até 22:30
    530tdol por 528dol

    mt obrigado...

    ResponderEliminar
  16. Andre já inicializei troca mas ja tinha convertido os € deixo os novos dados
    sn: M0r3ira, T$: 62, $: 60

    obrigado

    ResponderEliminar
  17. Boas André, gostaria de te perguntar se sabes que regra se aplica à gestão de banca de um jogador multi tabling cash games.
    Por exemplo eu costumo abrir 18-20 mesas, e sempre ouvi falar em 500 buy ins, mas suponho que essa regra nao se aplique. Imaginemos que jogo no limite 0,02/0,05, com 500 buy ins apenas precisaria de 25$ para jogar, mas com 20 mesas abertas parece me impossivel. Cumps

    ResponderEliminar
  18. Ricardo: Estás a confundir Buy-ins com Big Blinds!

    Não há muita gente a jogar com 500 Big Blinds, normalmente joga-se até 100 Big Blings, ou seja para o teu nível: $5 por mesa, que é o chamado NL5.

    Obviamente, para jogar 20 mesas vais precisar de $100 no mínimo, ou seja 20 Buy-ins de $5.

    Eu não sei quantos buy-ins é que se recomenda em cash, mas provavelmente qualquer coisa entre 40 e 100 buy-ins deve ser indicado se fores um jogador ganhador nesse nível. Ou seja, para esse nível uma banca de um valor entre $200 e $500, dependendo da tua gestão de risco e situação financeira/emocional.

    Espero ter-te esclarecido.

    ResponderEliminar
  19. sinceramente a parte de "devo estar a confudir big blinds com buy-ins" respondeu-me a tudo :d.

    Thanks, já entendi. É que li num sitio e tirei conclusoes erradas.
    Cumps

    ResponderEliminar
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  21. boas André, será normal por vezes ter downs de 5-10 buy ins numa sessao por exemplo de 10000maos? que achas?
    Nao é que eu esteja com lucro negativo, mas às vezes nem sei se tou a jogar mal ou se é apenas má sorte.
    Eu tou NL2 neste momento, 24 mesas, comecei com 25dolares, tenho 110.
    Já joguei 120k+ maos. Posso me considerar um jogador ganhador?

    ResponderEliminar
  22. Oias Ricardo, ter uma downswing de 5 a 10 buy ins em 10k maos é normalissimo. Nessa sample é provavel acontecer uma boa quantidade de situacões de cooler e/ou sequências de flips q n pendam para o teu lado, como dvs saber nem sempre significa q jogaste mal.

    Para realmente confirmares se estas a jogar bem ou mal, marca as maos onde tiveste decisoes mais dificeis para depois da sessao, no teu tempo de estudo, com a ajuda de ferramentas como o pokerstove, juntares-te a amigos e/ou frequentares algum forum de poker para discutir essas mesmas mãos e concluires se a jogada foi realmente boa ou má.

    Quanto a concluires se és um jogador ganhador ou não, penso que nas stakes em q jogas 120k maos é uma sample suficiente para avaliares s és um jogador ganhador.

    ResponderEliminar
  23. Olá André, já que tens uma pequena queda prós hypers 6max peço te um pequeno feedback a esta mão e se o meu call é uma boa ação ou não.

    Abraço http://www.boomplayer.com/.../pok.../Boom/8413908_35405D8F49

    ResponderEliminar