Ask the pro: profissionalização

terça-feira, novembro 01, 2011

Muitas pessoas jogam Poker durante um determinado período de tempo e quando já têm alguns ganhos começam a questionar-se sobre a possibilidade de se tornarem profissionais.
Uma das perguntas que me deixaram no "Ask the Pro" era sobre essa temática e sem mais demoras, deixo-vos aqui a pergunta e a resposta:


Pergunta:

Boas André. Parabéns por esta ideia. Visto seres profissional de poker a minha questão prende-se por aí. Eu pretendo ser profissional de poker, sei que é preciso muito trabalho e estudo para lá chegar. A partir de que momento te sentiste preparado e decidis-te fazer do poker a tua principal fonte de rendimentos? Definis-te algum valor mensal para que isso fosse possível?





Resposta:

Eu funciono muito na base do experimentar e avaliar os resultados. O Poker foi mais uma experiência que tive durante os meus anos na Universidade. Na altura viajava pelo mundo todo para jogar Magic: The Gathering e jogava Poker online nos tempos mortos do Magic.


Comecei por jogar cash Fixed Limit e andava de sala em sala a ir buscar os bónus de depósito. Eventualmente cheguei à PokerStars e comecei a jogar MTTs e satélites. 


Eles tinham à noite um MTT diário que era o $11+r com $55k garantidos.
Dia 1 de Junho de 2007 fiquei em 7º, dia 2 em 103º, dia 7 em 13º e dia 22 em 1º, onde ganhei $12959.77.
$13K naquele altura era uma fortuna para mim! E há que ver que fiz mesa final no mesmo torneio diário 2x no espaço de 3 semanas, o que é surreal.


Aqui se calhar a maior parte das pessoas tinham-se dedicado aos MTTs, visto o dinheiro estar "fácil". Eu preferi criar uma conta no pokerxfactor e aprender a jogar sit-n-gos, de modo a ter uma fonte de rendimentos fixos, porque a jogar MTTs é difícil saberes quanto ganhas ao mês ou à hora e isso era e é muito importante para mim.


Sempre gostei de investir em mim próprio e os $125 de inscrição mais $25/mês do pokerxfactor são um bom exemplo disso.


Comecei a jogar os de $60, e acabei por descer até aos de $16, onde consegui ser vencedor.
No entanto, nesta altura o Poker era uma cena extra-magic como te tinha dito e acabei por gastar a maior parte do dinheiro a viajar para torneios de Magic (correram todos mal).


A coisa boa no meio disto tudo, é que efectivamente fiquei com as bases para bater os sit-n-gos de $16 e mesmo depois de ir embora a maior parte da banca (culpa do magic) continuei a jogar sngs de $3,4 $6,5 $16 e $27, embora penso que fosse perdedor nos $27, pelo que não insisti muito nesses.


Nesta altura já não estava muito virado para o magic e o Poker já era mais um part-time que financiava a minha vida e os meus estudos (último 1-2 anos de curso).


Quando terminei o curso, já tinha uma boa amostra nos sits de $6,5 e como tinha um roi de 13% nesses sits, jogando 4000 por mês, já eram $3380 de lucro, o que é muito muito bom para a realidade portuguesa.
Foi aí que comecei a jogar profissionalmente e podes ver o post que meti no mês passado sobre o assunto.


Nunca defini assim um valor, fui experimentando e tirando conclusões...

Espero que tenha sido útil este post, deixem comentários com a vossa opinião sobre o tema e a vossa história!

------
Venham também jogar comigo no meu HomeGame
Antes de comentarem no blog, por favor leiam o F.A.Q., que podem lá encontrar as respostas às perguntas que tiverem

Também pode gostar de

4 comments

  1. Sempre próximo, sempre a tentar ajudar, sempre a tentar esclarecer, sempre a tentar avisar. És sempre tu. Parabéns pela postura. Coisa rara no poker.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns André por mais um bom post.
    Porque te dedicaste aos sits e não ao cash,visto que foi por aí que começaste? gosto pessoal ou por os sits serem mais rentáveis?
    Cumprimentos e continuação do bom trabalho nas mesas e no blog!

    ResponderEliminar
  3. itaka_rolm: Obrigado

    rasterix: Na altura o cash que se jogava mais era fixed limit e era super aborrecido. Sngs pareceu-me mais interessante.

    nuno leite: nao, mas podes deixar um comentário num post do blog com as tuas perguntas.

    ResponderEliminar