$100K Dia 11

quinta-feira, janeiro 31, 2013

Nos primeiros 10 dias do desafio (tirando o 1º) tenho estado a jogar com uma gestão de banca muito muito conservadora, só subindo de nível com 200 buy-ins. No entanto, eu agora sinto que já sou bom o suficiente para ser vencedor nos micro-stakes e 200 buy-ins parece-me ser demasiado conservador, embora 100 buy-ins ainda me pareça demasiado especulativo.

Isto criou um problema, porque não me agradou uma gestão de banca tradicional de 100 ou 200 buy-ins e precisava de uma solução intermédia, já que por um lado não queria arriscar muito, mas ao mesmo tempo não queria prejudicar o crescimento da banca.



É preciso ter em atenção que a gestão de banca não é simplesmente matemática, é também muito emocional e depende da situação da pessoa.

Uma pessoa que possa fazer um novo depósito caso fique sem dinheiro, ou tenha vários níveis para descer se perder, pode arriscar muito mais do que alguém na situação oposta.

A forma como lidamos com as descidas de banca do ponto de vista emocional também é importante, porque se estivermos com uma gestão que matematicamente é correcta, mas que emocionalmente é demasiado agressiva ou passiva, vai afectar a nossa forma de jogar e potencialmente o nosso estilo de vida, o que é horrível!

Após algum tempo a pensar na questão, decidi que o que ia fazer é só jogar torneios onde tenha 100 ou mais buy-ins na conta.

Isto é bem mais agressivo do que a gestão de banca dos 200 buy-ins, porque subo de nível logo quando tenho mais de 100 buy-ins e ao mesmo tempo mais conservadora do que a dos 100 buy-ins, porque com 100 buy-ins não posso jogar esse nível.

Exemplo: Tenho 5 torneios abertos de $1 e no cashier tenho $99. Eu aqui o próximo torneio que abrir vai ser de $0.5.

Exemplo: Não tenho nenhum torneio aberto e tenho $220 na conta. Posso abrir 10 torneios de $2 e se não acabar em lugares premiados até ter que abrir outro, o seguinte vai ser de $1 ou $1.5 dependendo de como eu fizer.

Por outras palavras, a nível de torneios, posso jogar o que quiser desde que seja menos de 1% do que tenho no cashier e o dinheiro dos torneios abertos já não conta para a banca a menos que eu acabe nos lugares premiados e aí faço o ajuste quando fizer refresh no cashier.

Isto não é nada de especial, eu só queria uma regra que fosse fácil de seguir e que ao mesmo tempo me permita ter um bom equilíbrio entre o risco de regressão e crescimento da banca.

Voltando ao dia de ontem...

Joguei torneios cerca de 87 torneios, maioritariamente de $1.5 com 45 jogadores e acabei com um lucro de $2.



Não gostei nada de jogar os torneios de 45 jogadores, acho que depois de me habituar aos de 90 jogadores, os de 45 parecem aborrecidos...

Hoje vou jogar os de 90 jogadores até chegar aos $250 e a partir daí começo a jogar os de 180 jogadores :)

Estratégia

Hoje decidi fazer uma experiência e colocar um vídeo com a análise de uma mão.

Este vídeo tal como todo o material audio-visual que pretendo produzir é em inglês, por uma questão de ter um alcance maior.



Deixem-me a vossa opinião e se gostarem do vídeo façam "like" e partilhem com os vossos amigos.

Se em geral o feedback for positivo, eu vou continuar a fazer mais, talvez diariamente .

Também pode gostar de

13 comments

  1. Estou a gostar imenso do teu diário, confesso que já aprendi mais desde que começastes que em 4 anos de poker. Em Fevereiro vou iniciar um desafio igual ao teu mas com um valor mais baixo e sim quero ver mais videos e ler mais mãos discutidas por outros jogadores.

    ResponderEliminar
  2. muito bom ! gostei da explicação... tou curioso para ver explicações destas em niveis mais altos ! força andre, continua...

    ResponderEliminar
  3. André, como comentou, gestão de banca é algo muito importante.

    É matemática e ao mesmo tempo tão pessoal, você deve sempre sentir confortavel com os limites que joga, acredito que isso ajude bastante na hora de tomar decisões na mesa.

    Mais uma vez obrigado pelo belo post.

    ResponderEliminar
  4. Boas André. Apesar de já ter lido muita coisa no que diz respeito à gestão de banca é sempre bom continuar a ler acerca desse tipo de tópicos e aquilo que que referiste em relação ao estado emocional para jogar níveis inferiores àqueles a se está habituado é algo a que ainda não tinha dado muita atenção..talvez já tivesse pensado mas sem dar muita importância, mas a verdade é que o estado emocional de um jogador é tão ou mais importante que o seu skill. Estou a gostar bastante de te seguir, embora não o tenha tido muito tempo para abrir as tuas mesas nestes últimos dias.
    Já agora e a título de curiosidade, em quanto está o teu ROI desde o início do desafio?
    Abraço e boa sorte ;)

    ResponderEliminar
  5. Boas André!


    Ontem dia 30 de Janeiro estive a seguir-te durante muito tempo... Ja sabia que eras muito conservador ao inicio, poucas mãos e as que vais normalmente são lucrativas... mas reparei que quando chegas a mesa final atacas com muitas mãos e muitas delas embora tenham algum valor não são tão fortes como quando jogas em blinds pequenas, porque o fazes? Eu sei que se faz mais bluff na parte final dos torneios, e que se vai jogando mais mãos conforme vamos conhecendo e lendo a mesa e os adversários .. mas reparei que por vezes poderias ganhar mais buy in com um pouco de paciência... Porque essa táctica da-te mais frutos?


    Continua forte, porque pelo que tenho visto ate mesmo internacional, o pessoal esta a par do teu desafio... e esta a provocar muita curiosidade!


    parabéns por isso e continua! :=)


    Estamos todos contigo!

    ResponderEliminar
  6. Qual é a diferença entre jogar os de 45 e 90 em termos de aborrecimento, fiquei mesmo curioso com isso, a estratégia não é semelhante ... tem a ver com a premiação?

    ResponderEliminar
  7. A mesa final é diferente e eu gosto mais da bolha dos de 90 do que das de 45.

    ResponderEliminar
  8. Tem a ver com a percentagem da tua stack que está no meio. Quando maior for a percentagem, mais tens que arriscar, porque o retorno também é maior quando ganhas.

    ResponderEliminar
  9. Ve no sharkscope o meu roi: sharkscope.com

    Obrigado e abraço :)

    ResponderEliminar
  10. Fico contente por ajudar!
    Eu vou tentar meter uma mão diária no youtube para além do material do blog, vai estando com atenção :)

    ResponderEliminar
  11. Lá chegaremos ^^

    ResponderEliminar
  12. Fico contente por ajudar :)
    obrigado por me seguir!

    ResponderEliminar
  13. [...] seguindo a minha gestão de banca do >1% já vou poder abrir 3 torneios de $2.5 de 180 jogadores e experimentar um formato [...]

    ResponderEliminar