$100K Dia 53

sábado, abril 06, 2013

Ontem estive o dia quase todo a pensar sobre situações de 3-bet all-in com <25BB!

Li o que havia para ler nos livros que aqui tenho sobre o assunto, mas regra geral não dão tabelas muito completas nem exploram muito o assunto, havendo poucas excepções:

No Kill Everyone eles têm uma tabela com uma solução de equilibrium em função do M e do range de raise dos adversários.



Eu só acrescentei que percentagem de mãos que cada range representa.

O problema desta tabela, é que é versus raises de 3 Big Blinds e hoje em dia já são menos frequentes quando os jogadores têm <25 Big Blinds.

No Math of Hold'em o autor explica bastante bem o que é relevante para os cálculos do 3-bet all-in e dá alguns exemplos.

Os três factores mais importantes são:


  1. Relação risco/retorno

  2. Com que frequência levamos call

  3. Quantas vezes ganhamos quando levamos call


O 1º factor é algo que vai estar visível na mesa ("Vou arriscar 15BB para ganhar 4 ou 17").

O 2º factor é algo que vamos ter que "adivinhar" (Acho que ele faz raise com 20% e faz fold vs 3-bet com metade).

O 3º factor é uma questão de supormos um range de call do adversário e saber quais são as mãos que ganham vezes suficientes versus esse range para serem rentáveis.


Eu comecei por calcular o equilibrum para várias situações, mas pensando um pouco no assunto, pareceu-me que era tempo mal gasto, já que é algo que leva bastante tempo e neste caso não vai ser útil o suficiente para justificar o tempo investido.


Depois decidi calcular a equidade que todas as mãos têm contra o que acho serem os ranges de call mais comuns.



O EQ é a equity que a mão tem contra o range.

O % é a percentagem de mãos acumulativa representada até àquela mão.


Para os leitores menos experientes no Poker, podem ver que o valor das mãos é muito relativo e que contra um range uma mão pode estar no top10% de mãos, mas contra outro já não estar.



Isto ficou bastante feio e só meti uma parte da tabela nesta imagem!

Dá para simplificar bastante esta tabela, dividindo em 20 partes (incremento de 5%) ou em 10 partes (incremento de 10%) e tendo o range acumulativo em cada ponto mais a equidade mínima desse range contra o range  de cima. Assim já deve caber numa folha A4 e ter um aspecto legível.



Mas, preferi calcular tudo, que pode ser útil mais tarde.


De qualquer modo, eu quero fazer uma tabela de 3-bet shove em função do M (Stack efectiva/Blinds+Antes) para as situações que acho serem mais comuns.


Para além da parte do 3-bet all-in, também quero fazer umas tabelas calls versus all-ins dos ranges que acho serem mais frequentes em função das odds.


Acho que ainda vou demorar mais uns dois dias a estudar esta parte e a fazer as tabelas para depois utilizar.


Depois disto, quero estudar mais a parte do post-flop, estudando possivelmente uma posição de cada vez.


De qualquer modo, isto vai ter que esperar pela próxima semana, já que hoje e amanhã vou jogar!

Sunday Storm Anniversary

Amanhã é um Domingo muito especial com o Sunday Storm especial e os Freerolls da Team Online.

E hoje vou jogar para me preparar para amanhã, porque quando estou uma semana sem jogar o meu nível de jogo costuma descer consideravelmente.

Também pode gostar de

10 comments

  1. Boas Tarde
    André
    Gostava de esclarecer uma coisa, como posso ganhar o bilhete dos freerolls da Team Online?


    Abraço e bons jogos

    ResponderEliminar
  2. André Brito Coimbra6 de abril de 2013 às 16:18

    É só para contas novas! Podes carregar no link que meti no post para ver mais detalhes e em caso de dúvida enviar um mail para support@pokerstars.com

    ResponderEliminar
  3. Boas André. Tenho jogado os sit&go de 1$ 90 turbo e estava a pensar passar agora para os 2.5$ 180 turbo mas depois de ter ido a alguns fóruns ler sobre o formato vi muita gente a dizer que chega a haver downswings de 100 buy-ins com alguma frequência e fiquei com algumas dúvidas sobre se deveria ou não jogá-los. Tenho neste momento 123 BI's para os 2.5$180 (307$), sendo que tenciono voltar aos 1$90 se descer até aos 150$, o que me deixa com cerca de 60 BI's para os 2.5$180. Calculado por alto e sem valores exactos, o meu ROI nos torneios que tenho jogado ronda os 40% (um pouco mais do que 250 torneios). Será que me podias dar a tua opinião sobre o assunto e tendo em conta a situação em termos de banca? Subir ou manter-me onde estou para ganhar mais buy-ins e subir mais tarde?

    Se quiseres ir ao sharkscope ver alguns dados o meu nick na pokerstars é Jbule4. Se o fizeres, avalia apenas a parte do gráfico correspondente ao ano 2013 (game 234) que foi quando comecei a levar isto um pouco mais a sério.

    Abraço e boa sorte para o resto do teu desafio que é bastante nobre ;)

    ResponderEliminar
  4. Boas João
    Pedes aqui opinião ao André e acho que fazes muito bem porque não existe ninguém melhor do que ele para te aconselhar sobre gestão de banca. No entanto posso dizer-te que sou um seguidor do André ha muito tempo e como tal tentei começar a fazer um desafio semelhante ao dele e dos 0.50$ 90man SNG fui ate aos 2.50 180man SNG sempre com 100 buyin's ou mais; cheguei aos 520$ sensivelmente e dai foi sempre down!!! 100 buyin's nos de 2.50$ mais 100 nos de 1$ e depois muito muito tilt!! Nao foram seguidos, joguei cerca de 2000 SNGs! Nao é nada, mas ja da para ver qualquer coisa...na minha opinião tens um ROI muito bom e acho que podes jogar os 2,50$ mas sem duvida deves estar mentalizado para descer se tiver que ser ( o que espero sinceramente que nao;))
    Voltei ao grind recentemente, para começar do inicio, se quiseres falar um pouco sobre estes torneios, passa pelo meu blog, da-me o teu se tiveres, manda um email ou assim. Era muito bom ter alguém que esta ainda por estes níveis para partilhar experiências, jogadas e ideias. O meu email é drangonpoker.pokerstars@gmail.com e o blog http://drangonpoker.blogspot.pt. Entretanto, desejo-te a melhor sorte nas mesas. Abraço

    ResponderEliminar
  5. Ola andré. Antes de tudo muito bom trabalho os teus videos tenhem-me ajudado muito no meu jogo. A uma coisa que eu gostava de te pedir nao sei se vais poder ajudar-me. Eu acho o teu HUD muito bom mesmo e gostava de te pedir se podias partilhar o teu HUD com os teus followers. Acho que nos poderia ajudar muito no nosso jogo !!

    Abraço e boa sorte para o resto do challenge.

    ResponderEliminar
  6. André Brito Coimbra9 de abril de 2013 às 10:49

    O HUD já foi partilhado: http://acoimbra.pt/2013/03/100k-dia-36/

    ResponderEliminar
  7. André Brito Coimbra9 de abril de 2013 às 10:54

    Downswings de 100 buy-ins imagino que seja normal! A gestão de banca que eu fiz nesses níveis foi não jogar nada que fosse mais do que 1% da banca, ou seja se já só tivesse 99 buy-ins já não abria e se tivesse 102 buy-ins abria 3 torneios e depois abria do nível inferior.

    Isto tem a vantagem de ser automático e não te permitir fazer mais decisões a nível de gestão de banca enquanto jogas. Vê só quanto tens no cashier antes de abrir o próximo torneio e já sabes qual é que podes abrir.


    Abrao e boa sorte!

    ResponderEliminar
  8. Ah peço desculpa, segui os dias todos e nem reparei lol :)

    ResponderEliminar
  9. [...] meu último post sobre o meu estudo dos ranges de 3-bet shoving teve um feedback bastante positivo, pelo que vou continuar a escrever sobre o [...]

    ResponderEliminar
  10. [...] semana passada calculei a equidade de cada mão contra determinados [...]

    ResponderEliminar