$100K Dia 141

domingo, setembro 15, 2013

Gestão de Banca

Estive a pensar bastante esta semana sobre a questão da gestão de banca e há 3 linhas de pensamento principais:

1) X Buy-ins
2) X Buy-ins médios
3) X sessões

Eu tenho-me guiado fundamentalmente pela 1ª regra, mas após falar com alguns jogadores de MTTs e ler um artigo do meu colega de equipa Caio Pessagno decidi mudar para a 3ª regra.

O que vou começar a fazer é em cada sessão limitar o valor dos buy-ins em 4% da banca (ou seja ter banca para 25 sessões) e não me registar em torneios que custem mais do que 2% da minha banca.

Quando começo a sessão registo-me logo nos torneios todos até dar o valor pretendido.

Posso também jogar satélites para torneios que não tenho banca para jogar desde que o valor do satélite esteja nos parâmetros da banca.

Relativamente aos torneios com rebuys o cálculo do "valor real" do buy-in vai ser:

$x (1r1a)= $3x
$x+r = $5x
$x+r (2x turbo) = $10x
$x+r (3x turbo) = $15x

Vou começar por escolher os torneios onde espero um retorno mais alto (deep/normal speed) e depois deixo o resto do budget para os turbos com melhores estrutura.

Assim também tem a vantagem de eu saber logo desde o inicio do dia quanto posso perder e já estar mais preparado para isso.

Resultados

Estar 1 semana sem jogar foi bastante bom para descansar e hoje já com as energias repostas fiz uma sessão de cerca de 12 horas.

Os resultados a salientar foram:

$16.5 [Turbo] $20K gtd

Quando cheguei às últimas duas mesas, joguei de modo a meter pressão nos outros jogadores e acumular fichas para a mesa final.

Acabei por perder a maior parte das fichas com KTo vs TT, mas é uma jogada que volto a fazer todos os dias, porque não queria estar a induzir all-ins dos jogadores das blinds com A2 e mãos do género, quando eles fazem fold ao meu all-in directo com essas mãos e só dão call com um range bastante tight devido a estarmos tão perto da mesa final.

Pode parecer um all-in desnecessário, mas acho vou ter muita muita fold equity, pelo que a quantidade de vezes que simplesmente levo as blinds + a equity que tenho quando levo call torna a jogada bastante rentável!

Depois acabei por ficar short e perder com QJo.

Faz parte!



$1+r [3x turbo] $60k gtd

Este torneio foi até agora a maior vitória do desafio e desta vez já estava a começar a pensar em repetir o feito, mas terminei em 337º/14048 após perder JJ vs 88 :(

 WCOOP - 20 $320 [Super KO] $600k gtd

Alcancei o top200 de um field com quase 4000 jogadores e era uma oportunidade para terminar o desafio, mas infelizmente bati em Ases quando tive AK com 28 Big Blinds.

Houve algumas pessoas a perguntar na minha página do facebook o porquê de dar raise e não dar apenas call, pelo que vou explicar:

1º Se dermos call vamos estar a jogar fora de posição, potencialmente contra 2 jogadores e sem iniciativa num pot de cerca de 20% da nossa stack e só vamos acertar 1/3 das vezes ou menos, sendo que não é garantido que vamos ter acção de pior quando acertarmos.

2º Começamos a mão com 28BBs e já estão quase 5BB no pot. Só ganhar essas 5BB já é um bom resultado e com o adversário a abrir 15% das mãos UTG, espero levar as blinds uma boa parte das vezes.

3º Dar ali 3-bet com AK equilibra o nosso range e isto é muito importante! 
Imaginem que o nosso range é só KK+. Quando a board vem Axx, vamos ter 2/3 das vezes KK e 1/3 das vezes AA, ou seja não é equilibrado o range e um bom adversário pode-se aperceber disso e fazer a nossa vida negra em Axx. Se o range for AK, KK+, em Axx já temos 12 combinações de AK, 3 de AA, 6 de KK.
Se a board vier com 3 cartas mais pequenas que K, temos 16 combinações de AK e 12 combinações de KK+, ou seja temos overpair 42% das vezes e potencialmente 6 outs nas outras 58% das vezes.


Ao termos um range mais equilibrado torna-se mais difícil de jogar contra nós!

Honestamente acho que 3-bet 3x é melhor do que 3-bet all-in, que por sua vez é melhor do que call.



Bankroll

Acho que controlar o custo da sessão foi positivo e ao ser obrigado a escolher os torneios que ia jogar com mais cuidado, apercebi-me de algumas situações. Por exemplo, o $8+r [2x turbo] é um torneio onde espero gastar em média $80, pelo que não acho que tenha grande valor e prefiro gastar esses $80 em torneios mais pequenos, ou um pouco mais caros, mas com estruturas melhores!

Não houve nenhuma mesa final, mas com várias classificações positivas e cerca de $1K de prémio no WCOOP-20 (3 super bounties!), acabei o dia ligeiramente positivo.



Amanhã volto à luta!

 

Também pode gostar de

6 comments

  1. parabéns pelos 5 anos de carreira que continues com muito sucesso

    ResponderEliminar
  2. André, legal ver que mesmo depois de fazer 40K continuas a pensar a melhor estratégia para gerir o bank.
    Ontem só tive a oportunidade de acompanhar a reta final do The Big, parabéns pelo resultado!
    já disse em post anterior, estas próximo de um grande resultado.

    Tenho uma dúvida quando você diz "sessão", você se refere ao dia por completo ou a quantidade de telas abertas?
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Se jogar 12 horas seguidas, nessas 12 horas isso conta como uma sessão e o custo não pode passar os 4% da banca. Se depois disso acabar os torneios todos, dormir algumas horas e jogar mais 12 horas, é uma sessão nova.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. [...] manter a mesma gestão de banca e até ao final do mês atacar os WCOOPs que encaixam nessa [...]

    ResponderEliminar
  6. entendi,
    para micro stakes o ideal seria para 100x buy in.. e medium stakes essa %..
    para cada bankroll um tipo de gestão?
    grato pela resposta.
    Abraco

    ResponderEliminar