Swings

sexta-feira, outubro 15, 2010

No post anterior mencionei que estava a ter um downswing. O downswing começou quarta-feira e continuou quinta-feira durante uma amostra de cerca de 800 sngs ([175, 975]).

Ontem, enquanto estava num dos pontos mais baixos do downswing, cerca de -$5.5k, disse a um amigo meu que estas coisas são normais e que sempre que saio de um downswing, saiu mais forte. Eu por norma não passo muito tempo a estudar o jogo, mas quando tenho um downswing é algo obrigatório e ontem após uma hora a estudar vi algumas coisas que estava a fazer mal e corrigi-as.

Fica aqui o gráfico (sngs de $130 e $88) dos últimos dois dias:

Não costumo falar muito de gráficos, mas acho que é importante ver aqui que no espaço de 750 torneios tive um downswing enorme e em cerca de 200 sngs um upswing grandinho.

A maior parte dos jogadores não joga um volume tão grande como eu e tanto pode jogar a sua amostra de torneios na parte do downswing como na do upswing.

O que acontece muitas vezes é quem joga na parte do downswing fica frustrado, culpa a casa ser rigged e vai para os fórums escrever sobre a sua má sorte.

Quem apanha a parte do upswing, acha que descobriu o ouro e começa a considerar deixar o emprego, estudos, etc para se dedicar ao Poker.

Esta última situação pessoalmente preocupa-me mais do que a primeira, já que tem um maior impacto a nível da sociedade.

O poker para fins lúdicos é um jogo óptimo a curto prazo, mas para algo sério só tem sentido com amostras muito grandes.

FPPs para solidariedade: 192,284 ($3,101)

Antes de comentarem no blog, por favor leiam as PERGUNTAS FREQUENTES, que podem lá encontrar a resposta às perguntas que tiverem.

Também pode gostar de

8 comments

  1. De facto o poker é um jogo de altos e baixos, ora se ganha ora se perde.

    Para além de ser um jogo de pessoas também é um jogo psicológico onde o jogador mais forte terá maior capacidade de ultrapassar as fases más.

    O que mais me faz rir são as pessoas que olham muito para os ROI dos outros. Isto porque quem tenha um ROI negativo não deve ser logo carimbado como mau jogador, lá está por causa das fases altas e baixas. E sobretudo aquele jogador que no início cometeu graves erros e que demorou a compreender o jogo. Mesmo que consiga ultrapassar e começar com uma longa fase positiva é extremamente complicado ultrapassar o ROI de negativo para positivo num curto espaço de tempo. Ou ganha o jackpot do tipo Sunday Million ou terá que caminhar imenso.

    Conheço casos de jogadores com ROI negativos que na realidade são bons jogadores e vice-versa.

    Continua André e desculpa a minha divagação...

    ResponderEliminar
  2. Mais um post muito importante e completament verdadeiro,amito que já fui desse tipo de pessoa que qd se tem uma down se culpa tudo e todos e isto e aquilo,mas claro kem gosta do jogo quem quer mais e tem mentalidade de evoluir tenta perceber pk e tenta superar isso,nao tnh muito tempo nem muita exp. de poker(pra mim) mas já a algum tempo o suficiente pra ver que poker é a longo prazo e podemos tar a perder e a jogar bem,só temos ter consciencia de continuar se sabemos que estamos bem pk a longo prazo vamos sair com lucro e ser vencedores,felixmente tnh fases más claro mas tnh tido bem mais positivas e daí felizmente tnh numa prova minha que poker interessa a longo prazo e analisar o pk das coisas,se estamos jogar menos bem e temos de mudar ou se nao fomos felixes em algumas jogadas ou sits seguidos que normalmente jogando da mesma maneira sairemos vencedores mais do k as vexes k perdemos,logo sabemos tb que irá haver uma altura como falas em que sairemos mais vexes vencedores que deveria ser normal que compensa a tal down anormal com ganhos igualmente anormais.

    Parabens pelo post pois ajuda muita gente a superar nas downs mas tb pode alertar pro facto k mencionas e bem e conheço varios casos que começam e jogam mal mas corre bem e ficam efusivos,continuam a jogar mesma maneira e depois é o descalabre isso sim é preocupante,e influente e conhecido como és muita gente levará mais a sério do que as vexes um amigo a dixer essas palavras.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá Andre!
    Mais uma vez obrigado por partilhares os teus swings. Compreendo-te bem, os downswings podem ser desvastadores, neste momento estou a atravessar um, embora a minha amostra seja muito inferior à tua tanto em volume como em buy-in.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  4. boas

    excellent post!!explico pk:eu tb ando numa swing,que 1 das razoes que tarda a passar e nao por mt volume de jogo,e isso repara-se no teu grafico.sem tilt a coisa passa.:)de resto as tuas consideraçoes sao correctissimas!so 1 questao:numa sample de 1k de sng,qual o ROI aceitavel(partindo do principio que ficamos up:)).

    ResponderEliminar
  5. Acho que este tema seria um dos que deveria ser melhor "tratado" nas conversas de todos os jogadores de poker, sejam eles profissionais, amadores ou simplesmente curiosos.
    Haver um downswing na carreira de qualquer um, e provavelmente o que ira por fim a maioria das "carreiras" dos jogadores de poker, principalmente se for acompanhado de uma ma gestao de banca. Na minha opiniao, um downswing pode eventualmente ter uma parte de azar nas maos jogadas, contudo acho que e mais um "aviso" em si, de que algo nao esta bem na forma como estamos a jogar (estarmos a jogar em limites mais altos que nao acompanhamos os outros jogadores, jogar demasiado loose, etc.). Com isto, André, não quero estar a criticar de modo algum como tens jogado, tu é que és o profissional e não eu.
    Queria ainda salientar, que para todos os que leiem o blog, que seria correcto tambem, para alem de estudar o jogo, estudar um bocado a psicologia que vem por trás dele, não a de avaliar os oponentes, mas sim como lidar com certas situações como esta, de forma a evitar o máximo de vezes possível chegar ao ponto de estar "tilt". Existem actualmente vários artigos sobre este tema, quer para jogadores avançados quer para amadores.
    De resto, apenas desejo boa sorte a todos nas mesas;)

    ResponderEliminar
  6. nao achas que ha muito cheating nos hyperturbos?tenho jogado alguns mais baixos e acho que ha bue collusion. ja enviei um email ...acho certas jogadas muito estranhas

    ResponderEliminar
  7. André, a rentabilidade de uma hora de estudo é muito diferente, dependendo do enfoque que se dá naquilo que é verdadeiramente importante.

    Seria interessante se um dia pudesses escrever um post sobre como estruturas as tuas sessões de estudo.

    Abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar
  8. Olá André, acompanho voce quase todos os dias no pokerstars e sempre entro no seu blog, estou aprendendo muitas coisas, preciso ver seu coach , ainda nao tive tempo, este é meu blog http://vidasdepoker.blogspot.com/ se puder entrar e comentar agradeço desde já. E boa sorte nos SNG's que o up venha logo! ;D abraços!

    ResponderEliminar