$100K Dia 37

sexta-feira, março 08, 2013

Hoje foi mais um dia de estudo!

Tenho tanto material para estudar e tantas perguntas para serem respondidas, que tenho tido mais vontade de estudar do que jogar!

Continuei a ler o The Math of Hold’em e encontrei lá uma tabela com a percentagem de vezes que algumas mãos ficam com algo no flop.

Ex.: JTs fica com par mais alto 15.2%, dois pares 2.02%, open-ended straight draw 9.6%, gutshot 16.6% e sendo suited flush draw 10.9%.

Este tipo de informação é muito útil, porque logo pré-flop podemos pensar na percentagem de vezes que vamos ficar com algo no flop e ter um plano para cada uma das situações mais comuns pelo menos.

Infelizmente, os autores só meteram algumas mãos na tabela e ficaram muitas perguntas a serem respondidas...

Depois estive a procurar na net por uma tabela mais completa, mas não consegui encontrar nenhuma.

Então, estive a procurar ferramentas para este tipo de cálculos e encontrei o Flopzilla.

Infelizmente a versão de avaliação não dá para fazer os cálculos que eu queria e acabei por pagar $35 pelo software.

Depois estive a fazer uma tabela com todas as situações em que estava interessado, de modo a poder analisar/estudar/pensar a tabela mais tarde. Não gosto de fazer os mesmos cálculos várias vezes!

A tabela é muito caseira e sem grande preocupação com aparência, mas vou-vos deixar aqui a minha tabela caso vos seja útil:



Esta tabela no fundo tem a percentagem que uma determinada mão tem de ficar com algo no flop.

Claro que é diferente ter top pair com JT ou com AK, mas também não vamos jogar o JT em todas as situações em que jogamos AK e é sempre útil ter uma ideia de quando vamos ficar com top pair para podermos planear o flop.

Houve muitas situações que eu não coloquei na tabela, como por exemplo a percentagem de ficar com um straight no flop, porque andava por volta dos 1% em alguns casos e não ia afectar as minhas decisões pré-flop.

Depois também estive a ler o material que o Andrew Brokos me enviou para estudar antes da nossa próxima sessão de coaching:

Making Tough Decisions
Calling For Information
Your Opponent's Arsenal Part 1
Part 2
Betting for Protection 
Out of Position Against a LAG 
Relative Hand Strength

Uma notícia que acho que vão gostar, é que o Andrew quer contribuir para o meu desafio e ofereceu-se para me dar uma hora de coaching gratuita por mês, que eu posso colocar no youtube para quem me seguir poder ver!

E foi tudo a nível de estudo!

Eu agora estou com bastante de vontade de aplicar o que tenho estudado e como tal amanhã vou jogar quase de certeza.

Acho que uma boa forma de evoluir é estudar sempre que temos dúvidas/questões e jogar sempre que tivermos algo novo para experimentar!

Também pode gostar de

16 comments

  1. Muito interessante essa tabela..acho que vou passar a noite a estudá-la :) e a ideia do video da sessão de coaching entusiasmou-me bastante. Mais ou menos em que altura é que achas que esse video irá estar disponível no teu canal?

    Abraço e boas cartas para amanhã :)

    ResponderEliminar
  2. É Coimbra vejo que estudar poker é como estudar na faculdade, muita dedicação e disciplina. É muito bom ver a importância que você trata o estudo do poker, motiva a gente a estudar mais e mais.

    Valew

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado Coimbra pelo material todo que tens disponibilizado! és o maior. força nisso!

    ResponderEliminar
  4. demais esse video uma vez por mês! ja estou atento a isso! abraço andré. Estou a acompanhar o teu estudo e a estudar as mesmas coisas

    ResponderEliminar
  5. acho q para melhor compreensão dos posts podias criar uma área com um glossário. Fica o conselho.

    ResponderEliminar
  6. Bacana essa atitude do Adrew de disponibilizar o coach por uma hora para podermos ver, também será bom para ele por conta da visibilidade do desafio... uma mão lava a outra não?

    ResponderEliminar
  7. sempre que começo uma sessão na pokerstars, utilizando o holdem manager, as minhas estatisticas e as estatisticas dos outros jogadores contra quem já joguei começam sempre do zero. ou seja só consigo ver as estatisticas relativas ás mãos jogadas na sessão em concreto. Será que o André ou outra pessoa me poderiam ajudar a resolver este meu problema. Agradecia muito que me ajudassem, cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. André Brito Coimbra9 de março de 2013 às 01:41

    Deves ter isso activo para só mostrar as da sessão. Pergunta no fórum deles como se altera isso: http://forums.holdemmanager.com/forum.php

    ResponderEliminar
  9. André Brito Coimbra9 de março de 2013 às 01:42

    http://en.wikipedia.org/wiki/Glossary_of_poker_terms

    ResponderEliminar
  10. André Brito Coimbra9 de março de 2013 às 01:46

    Não sei para quando vai ser esse vídeo :
    O power number é uma simplicação que perde precisão, logo é normal dar valores diferentes. Já em HUs se fores pelo sage é diferente da tabela de equilibrium.

    Eu tenho a tabela aqui à frente e sempre que preciso consulto-a!

    Quando eu tenho <14BB OU um pouco mais, mas exista uma probabilidade grande de alguém fazer 3-bet reesteal, eu uso o equilibrium. (Às vezes com 20BB e antes faço alguns all-ins no botão contra certos jogadores)

    ResponderEliminar
  11. Obrigado por teres esclarecido a minha dúvida :) já estava a começar a sentir-me um bocado parvo por olhar tantas vezes para aquilo e não perceber porque é que os ranges, apesar de próximos, não correspondiam :P


    Admiro imenso a tua disponibilidade para com quem te segue e também a tua dedicação e trabalho em torno do desafio e na perseguição ao objectivo de te tornares continuamente num melhor jogador. És uma inspiração ;)


    Deixa-me também dar-te os parabéns pelo novo record de banca e espero que tanto a banca como o teu jogo continuem a evoluir de forma tão positiva como tem acontecido até agora ;)


    Abraço e boa sorte :)

    ResponderEliminar
  12. Jorge, tenho o mesmo problema com o meu HM :/ Será que podias colocar aqui a solução quando obtiveres uma resposta? obrigado e cumprimentos :)

    ResponderEliminar
  13. a dor de cotovelo é tramada!

    ResponderEliminar
  14. eu não consegui ainda resolver e também não ando muito preocupado com isso. Dá me a ideia que agora me aparecem as mãos de outros jogadores com quem já joguei mas que sempre que abro uma mesa o valor das minhas mãos é zero, ou seja as estatísticas do hero são apenas daquela mesa em concreto. não sei se é normal isso acontecer ou não

    ResponderEliminar
  15. boa noite

    isso e normal , as tuas estatisticas voltão sempre a 0 quando mudas de mesa

    sobre as estats dos outros jogadores , ja viste se tens o HUD options configurado.

    isso configura-se em hud options / hud filters

    e é so colocar o numero de mãos que queres nas estats (ultimas)

    é para o HM2 poruqe para o 1 não deve ser muito diferente

    penso que seja isto e espero ter ajudado

    ResponderEliminar