EPT Vilamoura Dia3

quarta-feira, setembro 01, 2010

Expliquei num video para o blog da PokerStars em inglês aquilo que esperava para o dia 3.

O 3º dia do EPT começou bem, subindo até às 550k fichas, mas senti-me logo um pouco desconfortável com a mesa. Havia muitos calls às minhas apostas pré flop e às apostas no flop, fold equity só no turn...

As mãos chave foram:

62o onde dei um 4bet allin no bubble para meter pressão e levei call de 99. Penso que o problema da jogada foi a 4bet ter sido um allin com uma mão tão pequena. Isto, porque, mesmo que ele acredite que tenho algo, muito provavelmente vai-me meter num par pequeno e torna-se um call fácil para ele. Eu fiz a jogada porque senti que ele estava muito desconfortável com a 3bet, mas acabei por entender que o desconforto dele era derivado do medo de eu dar call e ele ter que jogar fora de posição, não de eu ir allin. Perdi cerca de um terço da minha stack nesta jogada.

AA: onde raisei UTG e uma jogadora muito tight foi allin com KK e fez quads. Aqui não havia nada a fazer. Bad Beat

KQo: A mão que joguei a seguir foi um KQo no SB contra a mesma senhora na BB. Ela tinha 20BB, sendo essa a stack efectiva (mais pequena). Allin no SB com KQo 20bb deep é unexploitable... isto é, não importa qual é o range com que a pessoa dê call, é sempre EV+. Eu em vez de ir allin, apostei 3BB sem intenção de foldar, de modo a induzir mãos mais fracas a jogada comigo. Ela raisa-me com AKo e acabamos allin no flop. Cooler

A8o: Foi a última mão, tinha 40BB e o jogador dos 99s deu-me a 5ª 3bet, sendo que 2 delas já tinham sido foldadas. Aqui foi uma jogada matemática, % de 3bet altissima, 40BB... dei 4bet e paguei o allin. Ele tinha AKo e perdi.

O Pedro Guedes que tinha 237k ao inicio do dia tinha dito que ia estar sempre colado a mim, mas infelizmente foi para tudo e também perdeu +- na mesma altura que eu :(

andré-coimbra-pedro-guedes

De resto... perdi €600 em dar instant call com o A8o, que um jogador perdeu um minuto depois de mim e ficou no patamar de prémios seguinte. É uma falha  a corrigir no futuro! :P

Podem também ver o vídeo que fiz no final do dia para o blog da PokerStars em inglês:

Sinto que a cada torneio live que passa estou mais forte e aos poucos me vou tornando um jogador mais completo. Embora seja um jogador com uma base matemática super forte, há jogadas que faço e não as consigo explicar, vou com aquilo que sinto que é a jogada correcta.
Um bom exemplo disso foi a jogada do 85o que toda a gente tem perguntado se foi uma vbet ou um bluff.

8.30pm: Coimbra wins 94K chip pot
Dario Majone raised to 1,350 under the gun and Team PokerStars Online's André Coimbra re-raised to 4,000 holding 5♣8♦. Majone called and they saw a3♣9♠5♠ flop. Coimbra lead with a 5,000 bet and Majone made it 12,000. Call. Coimbre made it 16,000 when the K♦ hit the turn and again Majone called. The river was 7♣ and Coimbra makes it 15,000. The Italian counted his chips and finally called showing 4♣4♠. Coimbra is now up to 140.000. -- SY



Como houve tantos seguidores a perguntar o que estava a fazer no river, pensei muito sobre a jogada e a certa altura pareceu-me que foi mais um par transformado num bluff. MAS, eu sei que se não tivesse um 5 na mão, não tinha apostado o que apostei no river. Então, se sem valor não faço o bluff, deve ter sido uma aposta para valor. Um bocado confuso, ?


Vamos tentar olhar para os factos:

1) Eu estava bastante certo que ele estava fraco pré-flop e com o call à 3bet meto-o num par pequeno, provavelmente 22-88.

2) No flop eu aposto e ele raisa. Ele numa jogada anterior com o nuts no turn, apostou pouco e só no river quando sentiu que lhe ia pagar uma aposta é que apostou muito forte, portanto esta linha do raise no flop, parece-me fraca.

3) Turn K, eu aposto e ele dá só call. Ele ficou com uns 32k atrás e o pot já era de 64k. Dá ideia que ele não tem muito, mas não quis acreditar na história que eu estava a contar com o K.

O 7 no river não muda nada, ele com 77 já estava à frente e estava e a minha aposta de 15k foi com a intenção de foldar para um allin. Também faço o mesmo quando quero pagar o allin, portanto tenho um certo equilíbrio na jogada.

Resumindo... foi uma aposta para valor, embora tenha sido algo que fiz instintivamente e não após uma análise matemática.

O post está a ficar grandinho... é melhor parar de explicar mãos :)

Foi uma oportunidade de aprendizagem excelente este EPT e estou a ter uma boa sequência de torneios. Embora tenha falhado o ITM em MonteCarlo, ganhei $42K nas World Series e €7.2k em VilaMoura. 2/3 este ano em Main Events!

Ainda não sei quando vai ser o próximo... Vou hoje para Lisboa e amanhã para Amsterdão para jogar um torneio de Magic: The Gathering. Como sei que ainda tenho muitos leitores que também jogam o nosso jogo de estampas ilustradas vou deixar mais uns detalhes... Não tive tempo de testar e conhecer o metagame, então vou jogar com um deck do Tomoharu Saito. No entanto, já vi a decklist e parece-me fantástica. Draftar M11 é que é capaz de ser um problema que só fiz uns 3 drafts, mas pronto :P

Quando voltar de Amsterdão há o WCOOP na PokerStars e Setembro vai ser um mês cheio!

Espero que tenham gostado de me acompanhar pelos tweets e posts no blog e que tenha esclarecido as dúvidas que tinham neste post final sobre o EPT.

Boas Cartas!

Também pode gostar de

8 comments

  1. Viva André,

    Parabéns pelo bom resultado, poderia ter sido excelente, mas já foi bom teres ficado ITM, visto não seres um jogador assíduo em torneios live.

    Como seguidor do teu blog e do teu jogo, se me permites vou fazer-te uma critica construtiva (espero eu). Geralmente ao Domingo vejo-te a jogar os MTTS e noto que no inicio começas sempre muito bem, indo para o pelotão da frente, mas depois passadas algumas horas, e por vezes já ITM, corres riscos com mãos marginais e corre-te mal. Penso que deverias ter mais calma e controlar mais a stack, parece que te aborreces com o MTT...

    Espero que não leves a mal esta minha analise, eu não sou ninguém nem tenho provas dadas no poker, mas é a minha opinião.

    abraços e boa sorte em Amesterdão
    lgameiro

    ResponderEliminar
  2. Boas, antes de mais, muitos parabéns pela tua prestação no Ept, segui pelo tweet, mas sempre pensei que conseguisses chegar mais à frente, quem sabe à FT? =P

    Tal como o outro comentário, já te vi começar muito bem mesmo.. mas depois... perdes algum stack e pronto..

    Mas de certeza que foram jogadas que pensaste bem, e pronto, em algumas foram mesmo bad beat =/

    Para quando o próximo live?

    Abraço e bons jogos André!

    ResponderEliminar
  3. Parabens Andre por o teu 2º ITM seguido!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo desempenho no EPT André e que continues na senda dos bons resultados acho deves continuar nos live pois já provas-te que podes ir longe, embora online com certeza seja para ti mais lucrativo.
    E no fundo concordo um pouco com o que o lgameiro diz mas quem sou eu para apontar algo a um jogador como tu não é verdade?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Parabens andré, sem duvida demonstras uma evolução na tua maneira de pensar e jogar num torneio live.Gostei de acompanhar no twitter, mão a mão o que se ia passando.É bom ver que os teus resultados nao se ficam só pelo poker online, e as prestações estão a ficar cada vez 'melhores' em termos de resultado final.Gostava de de perguntar se aconselhas algum ou alguns livros para mtt's online.Como falas te em magic a uns tempos atrás estava a ver o The Big Game e vi que o DAvid Williams também joga magic, já alguma vez o defrontas te?
    Obrigado e boa sorte em Amesterdão.

    ResponderEliminar
  6. André,

    Vi que vens este fim-de semana a Amesterdão. Podias-me dizer se sabes quando e/ou se jogas no sábado/daomingo? Gostava de lá ir dar-te um apoio. Não é grande apoio (não percebo nada de Magic:The Gathering) mas sempre é um apoio.

    Parabéns pelo ITM em Vilamoura.

    João Lincho

    ResponderEliminar
  7. Obrigado a todos!

    lgameiro: Sim, tenho que melhorar nesse aspecto, mas vão haver mais oportunidades e a cada torneio sinto que aprendo algo novo :)

    Helder: Honestamente não sei.

    João: sry só responder agora e obrigado pelo apoio!

    ResponderEliminar