$100K Dia 21

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Estratégia

Algumas pessoas que viram os meus vídeos e perguntaram-me sobre a tabela que uso para os all-ins longe dos lugares premiados.



A parte de de cima representa o equilíbrio para ir all-in quando antes de nós ninguém meteu fichas.

A tabela tem por cima as posições em que estamos e de lado o M (Stack efectiva / BB+SB+Antes*#jogadores).

Para essa parte copiei os valores do Kill Everyone, mas mudei a parte de baixo, porque assim é mais legível enquanto jogo Poker.

É preciso ter em atenção que as pessoas dão calls a all-ins das primeiras posições com mais mãos do que devem e nas últimas posições com menos mãos do que devem, pelo que é importante ajustar tendo isso em conta. (Vão all-in com menos mãos UTG e mais no SB, etc).

Se gostarem deste tipo de tabelas, encomendem o livro!. No entanto tenham em atenção que isto não substitui passar algum tempo numa calculadora de ICM a estudar ranges em situações comuns!

Falando dos vídeos...

Eu ainda não consegui arranjar as legendas em Português, mas estou a trabalhar nisso e espero que no próximo mês já tenha tudo legendado.

De qualquer forma, se entenderem Inglês e ainda não tiverem visto, vejam estes vídeos de estratégia gratuitos:







Se gostarem e quiserem receber notificações dos próximos vídeos subscrevam a minha página no youtube!

Ontem também tinha algum material gratuito para estudar que o Andrew Brokos me deu antes do próximo coaching:



(Tenham em atenção que nos micro e low-stakes muitos dos adversários vêm qualquer par como o nuts)

Também me disse para ver os vídeos dele aqui, mas aí já tem uma mensalidade de $24. Pelo que o que recomendo é adquirirem este material só quando estiverem a jogar mid-stakes!
Gestão de Banca

A minha gestão de banca agora vai passar por jogador os torneios com maiores garantias onde não tenha que investir mais de 1% da minha banca. A razão por escolher estes torneios, é que mesmo muitas vezes sendo buy-ins já razoáveis, atraem muitos jogadores recreativos devido aos enormes prémios e satélites para os mesmos.

Algumas pessoas perguntaram porque é que não jogo satélites.

Enquanto jogador profissional, eu regra geral sou contra jogar satélites para torneios que a minha banca não me permite jogar. Se der para fazer unregister, acho que é aceitável, embora mesmo assim acho que aprendo/evoluo mais a jogar torneios normais. É uma questão de gestão de banca. Em termos de dólares o que muda se ganharmos um satélite podendo fazer unregister ou não o ganharmos? É dinheiro na banca há mesma!

Exemplo:

Tenho $1000 de banca e há um satélite de $10 para um torneio de $215 que dá para fazer unregister.

Vamos supor que "Podemos" jogar o torneio de $10, porque representa apenas 1% da nossa banca e temos sorte, acabando por ganhar o satélite (21 buy-ins). Se fizermos unregister ficamos com $1205 na conta ou podemos ficar com $990 e jogar o torneio de $215.

Com $1205 um profissional nunca devia jogar um torneio de $215, é má gestão de banca!

De um ponto de vista lógico, não tem sentido um profissional jogar um torneio para o qual não tem banca só porque ganhou um satélite.

É importante ter atenção no entanto, que acho os satélites fascinantes para os jogadores recreativos, porque permite a um jogador com um investimento mínimo ter uma hipótese de jogar um torneio grande e potencialmente ganhar um grande prémio.

A diferença aqui é a gestão de banca, onde no jogador recreativo o importante é o valor lúdico por dólar investido, ao passo que no jogador profissional é o retorno de investimento comparado com o risco.

Também pode gostar de

22 comments

  1. Andre...o crescimento da tua banca é proporcional a tua inteligência e isso nota-se na tua escrita...parabens! Acho que cada um de nós que te segue fica mais esclarecido a cada crescimento teu e a cada explicação do trabalho que tens e do pensamento que acabas por por em pratica...

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto! És um grande profissional, o poker em Portugal está a crescer com a tua ajuda.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Acoimbra por mais uma grande ferramenta para ajudar o pessoal a desenvolver! Só uma pergunta que pode ser parva, mas não consegui mesmo entender, o que significa aquela percentagem á esquerda das mãos?

    ResponderEliminar
  4. É o topo x% de mãos para ir all-in.

    ResponderEliminar
  5. Muito bom post!
    Como consegues ter uma percepção em tempo real, em várias mesas, de qual é o teu M?

    ResponderEliminar
  6. gg ate agora go para a frente
    Em relaçao a situaçao qe referes a gestao de banca, e jogar satelites, e ganhando acabam por jogar mesmo nao tendo banca, e que ganhando satelites e o mais que um recreativo gosta de experimentar.
    Posso dizer que no meu caso jogando satelites e ganhando, serve como aumento de banca e gestao para inscriçao em torneios ou sng de valor mais acima do qe se vem jogando, minha opiniao, mas la esta talvez mais de 50% dos players optem por essa situaçao de ganhar um sat. e ir jogar mesmo qe nao tenha banca.

    ResponderEliminar
  7. Nao podes por um exemplo a sorte da interpretaçao da tabela?
    é que eu nao consigo chegar a esses numeros e com um exemplo da para compreender o raciocinio

    Cumps

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigado pelo elogio! Fico muito contente por saber que o meu trabalho está a ser útil!

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pelo elogio! :)

    ResponderEliminar
  10. Não é preciso saber exactamente qual é o M, basta um valor aproximado.

    Se ainda não estiver ninguém no pot é só olhar e dividir a stack pelo pot. Se já houver alguém, tem que se subtrair ao pot a stack dessa pessoa primeiro para saber quanto é que lá está e depois divido.


    Em último caso, se não conseguir fazer a conta (dor de cabeça ou assim :P) pego na calculadora do windows e faço :P

    ResponderEliminar
  11. Imagina que todos os jogadores fazem fold e estás na SB.

    O pot é de 1000 e tens 15K fichas, sendo que o jogador na BB tem 8k fichas.

    A stack efectiva aí é de 8K e o pot de 1k, portanto o M é de 8. Vais À tabela ver por M e posição e vês que SB com 8 é 53%.

    Como é nas últimas posições podemos aumentar um bocado, portanto olhamos para o 60% na tabela de baixo:

    22+,A2+,K2+,Q2s+,Q6o+,J3s+,J7o+,T4s+,T7o+,95s+,97o+,85s+,87o,74s+,64s+,54s,43s



    Estas são as mãos com que podes ir aí all-in com um pequeno ajuste do equilibrio.

    ResponderEliminar
  12. André, espero pelas legendas porque inglês não percebo nada.


    Continua com o teu poker magnifico e a dignificar o nome de Portugal

    ResponderEliminar
  13. Sei lá... Acho que nao raciocinio direito a respeito da gestao da banca. O que pra mim esta sendo muito importante neste momento.
    Pq já perdi muitas bancas por mal gerenciamento.


    nao entendi a su estrategia de gestao de banca.

    ResponderEliminar
  14. o que seria esse ajuste do equilibrio?


    pq com no 60% o range de mãos para ir allin de acordo com a tabela é um pouco maior,


    Grato

    ResponderEliminar
  15. Como costuma gerir a sua banca e quais são os seus objectivos no poker?

    ResponderEliminar
  16. O ajuste fazes na percentagem, neste caso era 53%, como era na SB podes aumentar para 60% ou mais!

    ResponderEliminar
  17. Boas !! Ao ver a tabela q metes te aqui fiquei sem perceber o q é o "M" ao certo e a stack efectiva portanto... imaginemos q estamos na posiçao "CO" com 5K, com as blinds a 250/500; SB stack de 3K e BB stack de 6K... Qual seria a percentagem ??

    Obrigado e bom trabalho ;)

    ResponderEliminar
  18. A stack efectiva é a quantidade que iremos ter que por para cobrir o all in do jogador que terá mais fichas á nossa frente certo ?? Neste caso seria 8000 que a dividir por 1000 (pot) dará 8...


    Agradecia a resposta:)

    ResponderEliminar
  19. Olá André. Sou do Brasil e acompanho diariamente o seu blog. Tenho uma duvida. Assim: estou no BUT com 660 fichas; o SB tem 2500 e BB 1400 e as Blinds estão em 25/50. Como faço esta conta para ver meu range de all in??

    Melhor Blog de pokerda net!!!

    ResponderEliminar
  20. andre, parabens pelos videos, mas em nome dos fãs brasileiros peço que faça videos em portugues, ou ao menos que ponhas a legenda em portugues grato!!

    ResponderEliminar
  21. A stack efectiva é a stack q vais por em jogo neste caso, 660... Ou seja, para descobrires o "M" terás de por a stack q iras por em jogo a dividir com o q estará no pot (660/75=8). Logo o M é de 8

    No Botao com 8 a percentagem é de 32 %

    ResponderEliminar
  22. nas posições o 7off seria o bb? 6off EP1 ?

    ResponderEliminar